CARTOGRAFIA GEOAMBIENTAL COMO BASE PARA PLANEJAMENTO TERRITORIAL NA BACIA DO RIO CLARINHO, SP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A desconsideração dos condicionantes naturais é uma das falhas fundamentais do processo de planejamento territorial em bacias hidrográficas. Os processos de degradação ambiental, em particular a erosão e perda de qualidade dos recursos hídricos, são os impactos mais marcantes que decorrem dessa situação. No caso particular da bacia do rio Clarinho (SP) intensos processos erosivos se instalaram como consequência disso. O trabalho apresenta os resultados da cartografia geoambiental analítica da bacia, processo que permitiu a identificação dos condicionantes naturais na área e a identificação de potencialidades e limitações das unidades geoambientais presentes. A partir desse conhecimento, são apresentadas propostas para estudos futuros e intervenções adequadas à melhoria da qualidade ambiental na bacia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ROQUE GUERRERO, J. V.; DE LOLLO, J. A.; LORANDI, R. CARTOGRAFIA GEOAMBIENTAL COMO BASE PARA PLANEJAMENTO TERRITORIAL NA BACIA DO RIO CLARINHO, SP. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n2-44397. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44397. Acesso em: 18 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").