CARACTERIZAÇÃO DO MEIO FÍSICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO OURO NO MUNICÍPIO DE PIRASSUNUNGA (SP), COMO SUBSÍDIO AO ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL

Conteúdo do artigo principal

Luiz Fermando Lossardo
Reinaldo Lorandi

Resumo

Este trabalho tem como objetivo reunir informações sobre o meio físico da Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Ouro em Pirassununga-SP visando, além de um melhor entendimento do local, o subsídio para a discussão da gestão ambiental e do desenvolvimento mais sustentável do território abrangido por esta área de estudo através da sua compartimentação. Neste contexto, o mapa das Unidades Básicas de Compartimentação (UBCs), considerado um documento cartográfico muito importante é elaborado para a compartimentação da área de estudo em unidades homogêneas, ou seja, compartimentando a bacia em porções com características e propriedades geológicas-geotécnicas semelhantes. A Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Ouro está localizada em quase sua totalidade no município de Pirassununga, interior de São Paulo, totalizando uma área de 12.594,81 ha ou 125,94 Km² de extensão, estando integralmente contida na Bacia do Rio Mogi Guaçu. Após todo processo de levantamento, utilização de ensaios laboratoriais existentes e disponíveis, trabalho de campo para checagem de informações e geoprocessamento, foram gerados novos materiais cartográficos, entre eles, o Mapa das Unidades Básicas de Compartimentação, o qual apresentou 18 unidades com características fisiográficas homogêneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LOSSARDO, L. F.; LORANDI, R. CARACTERIZAÇÃO DO MEIO FÍSICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO OURO NO MUNICÍPIO DE PIRASSUNUNGA (SP), COMO SUBSÍDIO AO ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 3, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n3-44759. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44759. Acesso em: 26 nov. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luiz Fermando Lossardo, Universidade Federal de São Carlos

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil

Reinaldo Lorandi, Universidade Federal de São Carlos

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)