Concepções em disputa nos materiais de apoio pedagógico para a Educação Infantil: alfabetização, letramento e leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.1.73772Palavras-chave:
Alfabetização, Leitura e escrita, Formação de professores, Currículo, PnaicResumo
Este artigo remete a uma investigação formulada no contexto do compromisso assumido pelos governos municipais na consecução da política de formação de professores de Educação Infantil (EI), no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Propõe-se aqui tecer reflexões sobre a formação docente e o currículo na EI, a partir da problematização e da análise de materiais pedagógicos em destaque. Este texto é resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com base em conceitos de Mikhail Bakhtin, como dialogismo, enunciado e linguagem, e nos estudos da Teoria Histórico-Cultural, de Vigotski. Documentos legais e pesquisas no campo da EI afirmam a perspectiva dialógico-discursiva como referência de trabalho com a leitura e com a escrita em creches e em pré-escolas, porém os resultados da investigação apontam para o recrudescimento de estruturas educacionais, e para o apagamento de alternativas pedagógicas resultantes de inúmeras pesquisas, em detrimento da manutenção de práticas de caráter instrumental e mecânico.
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