O Letramento Digital e a docência

da aplicação de recursos à convergência cultural

Autores

  • Debora Liberato Arruda Hissa Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60099

Palavras-chave:

letramento digital, formação de professores, linguagens e tecnologias, BNCC, convergência cultural

Resumo

Neste texto, refletimos sobre as tradicionais concepções de letramento digital como habilidades e competências necessárias ao uso dos recursos tecnológicos digitais. Com base nos estudos de Jenkins (2006), Martin (2008), Han (2018) e Antunes (2020), problematizamos as concepções no âmbito da docência e suas implicações sociopolíticas para o ensino. Descrevemos e categorizamos as concepções que se fazem presentes em diretrizes curriculares oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); em cursos de formação de professores e em eventos nacionais. Elegemos, como corpus de análise 1. o módulo de Cultura Digital do Itinerário Formativo do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e suas três unidades – Letramento digital, Ciência e pesquisa na era digital, Cidadania e ética digital; 2. o formulário de autoavaliação de competências digitais de professores, respondido por mais de sessenta mil docentes; e 3. a BNCC. Vimos que o letramento digital pode ser compreendido como técnica de criação de recursos digitais; como aplicação dos recursos na prática docente; como participação responsável e ativa na curadoria de conteúdo digital; e como convergência cultural que integra e engaja os sujeitos na transformação social. Cada uma dessas compreensões impacta diretamente o trabalho docente e em sua prática didática em sala de aula.

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

LIBERATO ARRUDA HISSA, D. O Letramento Digital e a docência: da aplicação de recursos à convergência cultural. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 484–503, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60099. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60099. Acesso em: 21 nov. 2024.