O Letramento Digital e a docência
da aplicação de recursos à convergência cultural
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60099Palavras-chave:
letramento digital, formação de professores, linguagens e tecnologias, BNCC, convergência culturalResumo
Neste texto, refletimos sobre as tradicionais concepções de letramento digital como habilidades e competências necessárias ao uso dos recursos tecnológicos digitais. Com base nos estudos de Jenkins (2006), Martin (2008), Han (2018) e Antunes (2020), problematizamos as concepções no âmbito da docência e suas implicações sociopolíticas para o ensino. Descrevemos e categorizamos as concepções que se fazem presentes em diretrizes curriculares oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); em cursos de formação de professores e em eventos nacionais. Elegemos, como corpus de análise 1. o módulo de Cultura Digital do Itinerário Formativo do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e suas três unidades – Letramento digital, Ciência e pesquisa na era digital, Cidadania e ética digital; 2. o formulário de autoavaliação de competências digitais de professores, respondido por mais de sessenta mil docentes; e 3. a BNCC. Vimos que o letramento digital pode ser compreendido como técnica de criação de recursos digitais; como aplicação dos recursos na prática docente; como participação responsável e ativa na curadoria de conteúdo digital; e como convergência cultural que integra e engaja os sujeitos na transformação social. Cada uma dessas compreensões impacta diretamente o trabalho docente e em sua prática didática em sala de aula.
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