Gênero Resenha:

Formação de um produtor de texto crítico

Autores

  • João Miller Da Silva Ufla

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.48875

Palavras-chave:

Linguística textual, Gênero Resenha, Produção textual

Resumo

Este artigo tem a finalidade de analisar a adequação das características do gênero resenha. As resenhas analisadas foram produzidas por alunos de escola pública e foram coletadas em situação de ensino aprendizagem. A pesquisa contou com uma pesquisa teórica fundamentada em Bakhtin (2003); Marcuschi (2008); Andrade (2006); Machado (2004) Motta- Roth (2001) e entre outros. Foi possível constatar que os alunos apresentaram dificuldades para fazer os movimentos retóricos estruturados da resenha.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, M. L. C.V.O. Resenha. São Paulo: Paulistana, 2006.

ARAÚJO, A. D. Lexical signalling: a study of unspecific-nouns in book reviews. 1996. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis.

BAKHTIN, M.. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BEZERRA, B. G. A organização retórica de resenhas acadêmicas. Linguagem em (Dis)curso, v. 3, n. 1, p. 37-68, jul./dez. 2002.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A.. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MEURER, J. L; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

MOTTA-ROTH, D. Rhetorical Features and Disciplinary Cultures: a genrebased study of academic book reviews in linguistics, chemistry and economics.

Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Santa

Catarina, Florianópolis.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

DA SILVA, J. M. Gênero Resenha: : Formação de um produtor de texto crítico. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 473–488, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.48875. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/48875. Acesso em: 22 nov. 2024.