A implantação da disciplina projetos de vida em dois estados brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.63264Palavras-chave:
Projetos de vida – componente curricular – juventudes - BNCCResumo
Neste artigo problematizaram-se os projetos de vida como componente curricular do ensino médio, bem como as concepções teóricas que embasam sua organização e implementação nas escolas das redes estaduais de Goiás e de São Paulo. Para esse propósito, recorreu-se à análise documental das fontes: Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Material do Educador (GOIÁS, 2016), Programa Inova Educação (SÃO PAULO, 2020a), entre outras. Como resultado, notou-se que as propostas analisadas expressam os desafios à formação escolar das juventudes com a reforma curricular em curso, e revelam a fragilidade de fontes científicas em sua fundamentação. Percebeu-se, ainda, que os documentos analisados apresentam um discurso de caráter prescritivo e linear, que valoriza competências individuais e empreendedoras, as quais se distanciam de uma concepção de projetos de vida para as juventudes que potencialize uma formação mais crítica e autônoma.
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