O Gênero Folheto Educativo na Aula de Língua Espanhola

o dezembro vermelho em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.60178

Palavras-chave:

Espanhol, Folheto, AIDS

Resumo

A partir do núcleo de língua espanhola do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Sergipe foram desenvolvidas aulas no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte cuja instituição localiza-se em Aracaju/SE. Neste trabalho, há um recorte de dois encontros ministrados, em modalidade remota, com uma turma do 3° ano do ensino médio. Partimos das competências e tecnologias, bem como as habilidades, da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e dos postulados da educação intercultural (MENDES, 2010) para fundamentar o estudo do gênero folheto. Para tal, a temática selecionada está vinculada à prevenção do HIV (sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Adquirida) vírus causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e, por meio do estudo do gênero folheto educativo em espanhol, buscamos promover conscientização da prevenção sexual. Os encontros foram realizados nos dias 5 e 10/12/2020 e as/os estudantes foram adolescentes de ambos os sexos na faixa etária entre 15 e 19 anos. Em síntese, as/os estudantes participaram expondo suas dúvidas e compartilhando saberes oriundos de suas subjetividades e do meio social em que estão inseridos. Assim, foi possível estimular debates construtivos acerca da relevância da prevenção sexual bem como elucidar mitos e verdades sobre a AIDS.

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Biografia do Autor

Jakelliny Almeida Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Acadêmica em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e-mail: jakellinyalmeida@hotmail.com

Acassia dos Anjos Santos Rosa, UFS

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professora Adjunta de Língua Espanhola da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Referências

AUTOR, 2020.

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Publicado

2021-10-15

Como Citar

ALMEIDA SANTOS, J.; SANTOS ROSA, A. dos A. O Gênero Folheto Educativo na Aula de Língua Espanhola: o dezembro vermelho em questão. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1377–1397, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.60178. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60178. Acesso em: 5 nov. 2024.