O programa Tempo de Aprender e as produções acadêmicas

proposta de formação docente com controvérsias no campo da alfabetização no Brasil

Autores

  • Ramona Graciela Alves de Melo kappi Universidade Luterana do Brasil/ULBRA https://orcid.org/0000-0002-2614-7399
  • Darlize Teixeira de Mello
  • Bárbara dos Santos Alves

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.73589

Palavras-chave:

Programa Tempo de Aprender. Política Nacional de Alfabetização. Instrução Fônica. Formação Docente. Políticas Públicas de Alfabetização.

Resumo

RESUMO:

O presente estudo objetiva analisar dissertações e teses que tenham como temática o programa de formação docente para alfabetizadores – Tempo de Aprender (Brasil, 2020). Constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico, o estudo faz um recorte da produção acadêmica sobre o programa Tempo de Aprender na área da educação, de 2020 a 2023. Inicialmente, faz-se uma contextualização sobre o programa de formação docente para alfabetizadores. Depois, demarca-se os pressupostos teóricos do trabalho desenvolvido e realiza-se a análise das produções acadêmicas sobre o referido programa em universidades brasileiras. Como resultado, o estudo salienta como a referida formação docente do programa priorizou uma única forma de alfabetizar, a “instrução fônica”, destacando esse modelo teórico tradicional de ensino. Em suas orientações pedagógicas, o programa de formação docente regula como e o que deve ser ensinado e, consequentemente, o que a criança deve aprender, silenciando o letramento e, com isso, toda a produção acadêmica brasileira sobre a perspectiva de alfabetizar letrando.

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Referências

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

ALVES DE MELO KAPPI, R. G.; TEIXEIRA DE MELLO, D.; DOS SANTOS ALVES, B. O programa Tempo de Aprender e as produções acadêmicas: proposta de formação docente com controvérsias no campo da alfabetização no Brasil. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.73589. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73589. Acesso em: 31 out. 2024.