Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão

Uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para o estudante do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.56887

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Sociedade, BNCC, Letramento tecnológico.

Resumo

Muito se fala sobre o ensino de língua portuguesa nos cursos de formação de professores e no cotidiano das escolas e como esta disciplina é central na aprendizagem dos discentes. Contudo, pouco se aborda sobre formas de efetivamente tornar o ensino de língua portuguesa significativo, a partir da inter-relação com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. O presente estudo objetivou discutir as aproximações entre o campo de ensino de língua portuguesa com a alfabetização científica e tecnológica, no contexto do ensino médio. Para tanto, seguiu a abordagem qualitativa, pautada em revisão bibliográfica, tendo como aporte teórico a crítica especializada no tema e os documentos norteadores de ensino, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (2018). Percebeu-se que o processo de letramento tecnológico introduz os discentes na Alfabetização Científica e Tecnológica nas aulas de Língua Portuguesa, contribuindo para um ensino significativo e, ao mesmo tempo, para uma formação cidadã integral.

Biografia do Autor

  • CÁSSIA, INSTITUTO FEDERAL BAIANO

    Professora de Língua Portuguesa e Espanhola do Instituto Federal Baiano - campus Uruçuca desde o ano de 2013, possui graduação em LETRAS/ESPANHOL pela Universidade Estadual de Santa Cruz, especialista em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola (FTC), com mestrado em Letras: Linguagens e Representações (UESC) e doutoranda em Ensino (Univates). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

  • Rogério, Universidade do Vale do Taquari - Univates

    Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1992), pós-graduação Lato Sensu em Gestão Universitária pela Univates (2013), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates onde atua nos cursos de graduação, bem como junto ao PPGECE no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e PPGEnsino no Mestrado em Ensino. Também é Editor da Revista Signos. Tem experiência na área de História da Filosofia, Ética, Epistemologia, Iniciação à Pesquisa e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia do Conhecimento, Linguagem, Compreensão, Hermenêutica, Ética, Iniciação à Pesquisa e Ensino.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão : Uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para o estudante do Ensino Médio. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 418–432, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.3.56887. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/56887. Acesso em: 23 abr. 2025.

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