Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão
Uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para o estudante do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.56887Palavras-chave:
Ciência, Tecnologia e Sociedade, BNCC, Letramento tecnológico.Resumo
Muito se fala sobre o ensino de língua portuguesa nos cursos de formação de professores e no cotidiano das escolas e como esta disciplina é central na aprendizagem dos discentes. Contudo, pouco se aborda sobre formas de efetivamente tornar o ensino de língua portuguesa significativo, a partir da inter-relação com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. O presente estudo objetivou discutir as aproximações entre o campo de ensino de língua portuguesa com a alfabetização científica e tecnológica, no contexto do ensino médio. Para tanto, seguiu a abordagem qualitativa, pautada em revisão bibliográfica, tendo como aporte teórico a crítica especializada no tema e os documentos norteadores de ensino, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (2018). Percebeu-se que o processo de letramento tecnológico introduz os discentes na Alfabetização Científica e Tecnológica nas aulas de Língua Portuguesa, contribuindo para um ensino significativo e, ao mesmo tempo, para uma formação cidadã integral.
Downloads
Referências
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Educação, v. 1, número especial, 2007.
BAGNO, M. Preconceito linguístico:o que é, como se faz. 30. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1979.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Educação Básica. Ministério da Educação: Brasília, 2018.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, 2003, n. 22, p. 89-100.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. (Tradução e organização: Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro).
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade, São Paulo: Paz e Terra, 1990.
FONSECA, J. J. S. da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002.
GODOY, A. S. Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, mar./abr., 1995, p. 57-63.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, Rio de Janeiro, 2007, v. 13, n. 1, p. 71-84.
MARQUES, A. C. T.; MARANDINO, M. Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, 2018, v. 44, e170831.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. (Org). Escol@ Conectada: Os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola, 2013. p.13-36.
SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação [online]. 2007, v.12, n.36, pp.474-492.
SANTOS, W. L. P., MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira.Pesquisa em Educação em Ciências, Belo horizonte, 2002, v.2, n.2, p. 110-132.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. 2011. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, São Paulo, 2011, v. 16, n. 1, p. 59-77.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 1998.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática: ensino plural. 5ªed. São Paulo: Cortez, 2011
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.