A alfabetização das crianças das classes populares, no Brasil, nos últimos anos

o que promoveram a BNCC e a PNA? Que herança deixam para o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.74037

Palavras-chave:

Alfabetização., Base Nacional Comum Curricular., Política Nacional de Alfabetização., Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Resumo

A partir de uma revisão da produção bibliográfica recente, analisamos, criticamente, a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e a já revogada Política Nacional de Alfabetização (Brasil, 2019a), buscando destacar como tais diretrizes oficiais produziram lamentáveis retrocessos nos âmbitos teórico, curricular, de formação continuada de alfabetizadores, do ensino e da avaliação, bem como da produção de materiais e de outros recursos didáticos destinados ao ensino da leitura e da escrita para crianças entre 4 e 8 anos de idade. Ao final de nossas análises, refletimos sobre como tais retrocessos representam obstáculos para que consigamos atingir metas anunciadas, desde 2023, pela nova política que visa garantir a alfabetização no Brasil, o “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”.

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Biografia do Autor

Andrea Tereza Brito Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Realizou estágio-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique, na França, Pós- doutorado Sênior em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019) e Pós-doutorado em Educação pela Université Paris 8 (2009). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Prática pedagógica dos anos iniciais e em Trajetórias de professores(as), atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, alfabetização e formação de professoras(es). É docente pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Artur Gomes de Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Emérito do Centro de Educação da UFPE, obteve graduação em Psicologia por esta mesma Universidade (1981), na qual concluiu o mestrado em Psicologia Cognitiva (1986). É doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona (1996). Fez pós-doutorados na Universidad de Barcelona e no INRP-Paris (2005), na UFMG (2011) e na UPEC-Paris (2015). Ingressou na UFPE como docente em 1988 e se tornou Professor titular em 2010. É pesquisador com bolsa de produtividade do CNPq desde 1997 e prestou consultoria ao MEC e ao INEP em mais de dez programas e ações (PCN de Língua Portuguesa, PCN em Ação, Profa, PNLD, PNLD de Obras Complementares PNLD de EJA, PNBE do Professor, Brasil Alfabetizado, Pró-Letramento, PNAIC, Provinha Brasil, ANA). Coordenou o GT-Alfabetização, Leitura e Escrita da Anped (2000-2002) e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (2006-2008). Seus livros "Ortografia: ensinar e aprender" (1998) e "Sistema de Escrita Alfabética" (2012) foram adquiridos pelo MEC para todas as escolas públicas do país com Ensino Fundamental. Atua, hoje, no CEEL- Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE e na Pós-Graduação em Educação da UFPE. É membro da Diretoria da Abalf- Associação Brasileira de Alfabetização, desde 2012.Tem experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: psicolinguística, alfabetização, escrita na educação infantil, currículos de língua portuguesa, didática da língua portuguesa, formação do professor e psicologia da educação.

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

DA SILVA CORREIA SOUZA, F.; TEREZA BRITO FERREIRA, A.; GOMES DE MORAIS, A. A alfabetização das crianças das classes populares, no Brasil, nos últimos anos: o que promoveram a BNCC e a PNA? Que herança deixam para o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada?. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.74037. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/74037. Acesso em: 21 dez. 2024.