Uma prática de análise linguística: acarretamentos semânticos em gêneros discursivos do cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.75344Palavras-chave:
Acarretamento, Gêneros Discursivos, Linguística, SemânticaResumo
Este trabalho aborda os nexos semânticos, acarretamentos, dispostos em gêneros discursivos do cotidiano, como em outdoor e placa. A pesquisa busca integrar esses gêneros ao ensino, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), propondo uma análise linguística mais gramatical e contextualizada em sala de aula. Durante a investigação, observou-se uma limitação quanto à disponibilidade de exemplos online, reforçando a importância de discutir esse tema no ambiente escolar e acadêmico. O objetivo é compartilhar com alunos e professores dois exemplos de análise linguística contextualizada, promovendo uma reflexão mais ampla sobre a língua. A pesquisa fundamenta-se principalmente nos estudos de Cançado (2008), Pires de Oliveira (2001, 2012), Bakhtin (1997) e na BNCC (Brasil, 2018). Os resultados identificaram acarretamentos duplos, além de aspectos polissêmicos, semióticos e contextuais, destacando como essa abordagem gramatical, aliada aos fatores discursivos, pode contribuir para o processo de leitura e de produção textual dos alunos, em conformidade com os eixos da BNCC.
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