Um convite a problematizar o ensino de escrita sob a perspectiva enunciativa benvenistiana
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL31-v11n4a2017-8Palabras clave:
Escrita, Enunciação, Experiência humana, EnsinoResumen
Este artigo tem por objetivo problematizar o ensino de escrita sob uma perspectiva enunciativa benvenistiana. Do ponto de vista analítico, tendo como categoria de análise a referência sobre escrita, seleciono passagens do relato produzido em que é possível identificar a constituição de uma noção de escrita e as problematizo, verificando em que medida cada uma das noções apresentadas articula-se com os princípios sobre escrita derivados da última obra de Benveniste. Na problematização do relato, a escrita é abordada como gramática, como processo, como elaboração, como desafio e como experiência. Ela ainda, entre outras questões, supõe interlocução. Essa construção, aliada à noção de escrita em Benveniste, inaugura uma necessidade de mobilização da escrita, que convoca uma experiência de enlace na e pela linguagem a fim de que se efetive uma escrita que sirva para viver.Descargas
Métricas
Citas
BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral I. Campinas: Pontes, 2005.
______. Problemas de Linguística Geral II. Campinas: Pontes, 2006.
______. Dernières Leçons. Paris: Editora Gallimard, 2012.
______. Últimas aulas no Collège de France. São Paulo: ed. da UNESP, 2014.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.
FLORES, V. N.; TEIXEIRA, M. Introdução à linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2005.
STEIN, J. “Eu não sou essa escrita aí e, ao mesmo tempo, essa escrita é minha!”: por uma problematização enunciativa benvenistiana para o ensino de escrita. Tese de doutorado (Linguística Aplicada). São Leopoldo: UNISINOS, 2016. Orientação: Prof. Dr. Valdir do Nascimento Flores e Profa. Dra. Dorotea Frank Kersch.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.