Um convite a problematizar o ensino de escrita sob a perspectiva enunciativa benvenistiana

Autores/as

  • Jorama de Quadros Stein Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL31-v11n4a2017-8

Palabras clave:

Escrita, Enunciação, Experiência humana, Ensino

Resumen

Este artigo tem por objetivo problematizar o ensino de escrita sob uma perspectiva enunciativa benvenistiana. Do ponto de vista analítico, tendo como categoria de análise a referência sobre escrita, seleciono passagens do relato produzido em que é possível identificar a constituição de uma noção de escrita e as problematizo, verificando em que medida cada uma das noções apresentadas articula-se com os princípios sobre escrita derivados da última obra de Benveniste. Na problematização do relato, a escrita é abordada como gramática, como processo, como elaboração, como desafio e como experiência. Ela ainda, entre outras questões, supõe interlocução. Essa construção, aliada à noção de escrita em Benveniste, inaugura uma necessidade de mobilização da escrita, que convoca uma experiência de enlace na e pela linguagem a fim de que se efetive uma escrita que sirva para viver.

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Biografía del autor/a

Jorama de Quadros Stein, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora de Leitura e Produção de Textos para alunos da graduação. Integrante do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Londrina.

Citas

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Publicado

2017-11-07

Cómo citar

STEIN, J. de Q. Um convite a problematizar o ensino de escrita sob a perspectiva enunciativa benvenistiana. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 4, p. 1246–1261, 2017. DOI: 10.14393/DL31-v11n4a2017-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/38344. Acesso em: 4 dic. 2024.