O processo de construção do texto escrito de um ponto de vista cognitivo-discursivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-31

Palavras-chave:

Escrita, Processo, Cognição, Discurso, Resenha

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre o texto enquanto um trabalho processual que demanda esforço e envolve diversas etapas. Ancoradas teoricamente no Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2015 [1930-1936]; 2016 [1952-1953]; VOLÓCHINOV, 2018 [1929]; 2019 1930]), para quem a linguagem é viva e dialógica, apresentamos uma proposta de modelo de processamento da escrita, assumindo a ideia de que um texto escrito é sempre elaborado no fenômeno social da interação discursiva e, dessa forma, mais do que etapas distintas, abrange aspectos históricos, ideológicos, cognitivos, textuais e discursivos. Os dados que analisamos, relacionados ao processo de construção de uma resenha acadêmica elaborada por uma estudante universitária, mostram que não se pode falar em processamento textual sem levar em consideração o contexto situacional, os campos de atuação humana, os gêneros do discurso, as relações dialógicas, além da mobilização de conhecimentos e das próprias etapas de escritura. Além disso, o material de análise comprova que apenas com trabalho e esforço é possível produzir um texto escrito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anne Carolline Dias Rocha Prado, UESB

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGLin/UESB) (2022). Mestra em Linguística (PPGLin/UESB) (2019). Graduada em Letras Vernáculas (Português e suas respectivas Literaturas) (UESB) (2017). Líder do do grupo de Pesquisa Círculo do Texto em diálogo.

Márcia Helena de Melo Pereira, UESB

Doutora em Linguística Aplicada. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Referências

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: A estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. Organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015 [1930-1936].

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016 [1952-1953].

BRANDÃO, R. de O. Apresentação. In: ZULAR, R. (org.). Criação em processo: ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002. p. 9-12.

FABRE, C. La linguistique génétique: une autre entrée dans la production d’écrits. Repères, Paris, n. 4, p. 49-58, 1991. DOI https://doi.org/10.3406/reper.1991.2033

FIAD, R. S. Reescrita, dialogismo e etnografia. Linguagem em (Dis)curso. Tubarão – SC, v. 13, n. 3, p.463-480, set./dez. 2013. DOI https://doi.org/10.1590/S1518-76322013000300002

FLOWER, L.; HAYES, J. R. A cognitive process theory of writing. College Composition and Comunication, v. 32, n. 4, p. 365-387, 1981. DOI https://doi.org/10.2307/356600

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas: IEL/ UNICAMP, n. 9, p. 5-45, 1987.

HAYES, J. R.; FLOWER, L. S. Identifying the Organization of Writing Processes. In: GREGG, L. W.; STEINBERG, E. R. Cognitive Processes in Writing. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1980. p. 3-30.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KOCH, I. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.

KOCH, I. G. V; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. 18. ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

LISPECTOR, C. Clarice Lispector: entrevistas. Organização de Claire Williams; preparação de originais e notas biográficas de Teresa Montero. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

LISPECTOR, C. Clarice Lispector: outros escritos. Organização de Teresa Montero e Lícia Manzo. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

PASSARELLI, L. M. G.. Ensino e correção na produção de textos de escolares. São Paulo: Cortez, 2012.

PEREIRA, M. H. de M. Tinha um gênero no meio do caminho. A relevância do gênero para a constituição do estilo em textos de escolares. 2005. 276f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2005.

PRADO, A. C. D. R. P. Participação, negociação e escolhas: como acontece a escrita conjunta no processo de construção de uma resenha? 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2019. DOI https://doi.org/10.54221/rdtdppglinuesb.2019.v7i1.163

TOLKIEN, C. Prefácio. In: TOLKIEN, J. J. R. O Hobbit: ou lá e de volta outra vez. Tradução de Reinaldo José Lopes. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2019.

VOLÓCHINOV, V. Estilística do discurso literário I: O que é a linguagem/língua? In: VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019 [1930].

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018 [1929].

Downloads

Publicado

07.07.2023

Como Citar

PRADO, A. C. D. R.; PEREIRA, M. H. de M. O processo de construção do texto escrito de um ponto de vista cognitivo-discursivo. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1731, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-31. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/69371. Acesso em: 23 nov. 2024.