O processo de construção do texto escrito de um ponto de vista cognitivo-discursivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-31

Palavras-chave:

Escrita, Processo, Cognição, Discurso, Resenha

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre o texto enquanto um trabalho processual que demanda esforço e envolve diversas etapas. Ancoradas teoricamente no Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2015 [1930-1936]; 2016 [1952-1953]; VOLÓCHINOV, 2018 [1929]; 2019 1930]), para quem a linguagem é viva e dialógica, apresentamos uma proposta de modelo de processamento da escrita, assumindo a ideia de que um texto escrito é sempre elaborado no fenômeno social da interação discursiva e, dessa forma, mais do que etapas distintas, abrange aspectos históricos, ideológicos, cognitivos, textuais e discursivos. Os dados que analisamos, relacionados ao processo de construção de uma resenha acadêmica elaborada por uma estudante universitária, mostram que não se pode falar em processamento textual sem levar em consideração o contexto situacional, os campos de atuação humana, os gêneros do discurso, as relações dialógicas, além da mobilização de conhecimentos e das próprias etapas de escritura. Além disso, o material de análise comprova que apenas com trabalho e esforço é possível produzir um texto escrito.

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Biografia do Autor

  • Anne Carolline Dias Rocha Prado, UESB

    Doutora em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGLin/UESB) (2022). Mestra em Linguística (PPGLin/UESB) (2019). Graduada em Letras Vernáculas (Português e suas respectivas Literaturas) (UESB) (2017). Líder do do grupo de Pesquisa Círculo do Texto em diálogo.

  • Márcia Helena de Melo Pereira, UESB

    Doutora em Linguística Aplicada. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

07.07.2023

Como Citar

PRADO, Anne Carolline Dias Rocha; PEREIRA, Márcia Helena de Melo. O processo de construção do texto escrito de um ponto de vista cognitivo-discursivo. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1731, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-31. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/69371. Acesso em: 24 jun. 2025.