O processo de construção do texto escrito de um ponto de vista cognitivo-discursivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-31

Palavras-chave:

Escrita, Processo, Cognição, Discurso, Resenha

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre o texto enquanto um trabalho processual que demanda esforço e envolve diversas etapas. Ancoradas teoricamente no Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2015 [1930-1936]; 2016 [1952-1953]; VOLÓCHINOV, 2018 [1929]; 2019 1930]), para quem a linguagem é viva e dialógica, apresentamos uma proposta de modelo de processamento da escrita, assumindo a ideia de que um texto escrito é sempre elaborado no fenômeno social da interação discursiva e, dessa forma, mais do que etapas distintas, abrange aspectos históricos, ideológicos, cognitivos, textuais e discursivos. Os dados que analisamos, relacionados ao processo de construção de uma resenha acadêmica elaborada por uma estudante universitária, mostram que não se pode falar em processamento textual sem levar em consideração o contexto situacional, os campos de atuação humana, os gêneros do discurso, as relações dialógicas, além da mobilização de conhecimentos e das próprias etapas de escritura. Além disso, o material de análise comprova que apenas com trabalho e esforço é possível produzir um texto escrito.

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Biografia do Autor

Anne Carolline Dias Rocha Prado, UESB

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGLin/UESB) (2022). Mestra em Linguística (PPGLin/UESB) (2019). Graduada em Letras Vernáculas (Português e suas respectivas Literaturas) (UESB) (2017). Líder do do grupo de Pesquisa Círculo do Texto em diálogo.

Márcia Helena de Melo Pereira, UESB

Doutora em Linguística Aplicada. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

07.07.2023

Como Citar

PRADO, A. C. D. R.; PEREIRA, M. H. de M. O processo de construção do texto escrito de um ponto de vista cognitivo-discursivo. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1731, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-31. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/69371. Acesso em: 5 nov. 2024.