A catáfora nos títulos de textos jornalísticos
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-34Palabras clave:
LinguísticaResumen
Neste trabalho, apresentamos parte de resultados obtidos em pesquisa sobre a referenciação catafórica. Entre algumas constatações dessa pesquisa, está a de que a catáfora é utilizada nos títulos como estratégia para despertar a atenção do leitor, já que faz com que o leitor continue a leitura do texto. Neste artigo, apresentamos essa parte da análise, ou seja, o que se refere aos títulos de textos e, tendo em vista a grande ocorrência da catáfora, nessa parte dos textos jornalísticos, propomos que os títulos sejam analisados, no ensino de língua portuguesa, dentro de uma abordagem mais discursiva, e não apenas como parte da estrutura do gênero notícia (e de outros gêneros), como geralmente é feita em alguns livros didáticos (quando fazem). Embasamos nosso trabalho em Halliday & Hasan (1989), Coracini (1988) Guimarães (2006), Koch & Elias (2010). Uma abordagem assim, como a que propomos, está amparada pelos CBCs e pelos PCNs, já que esses documentos recomendam que os alunos, ao longo de sua formação, devem construir habilidades e conhecimentos que os capacitem a refletir sobre os usos da língua(gem) nos textos, e ainda que devem ser orientados para compreender o funcionamento do texto.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.