Práticas de feedback em um curso de formação de professores de língua inglesa a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL40-v14n1a2020-6

Palavras-chave:

Feedback, Aprendizagem, Língua inglesa, Formação de professores, EaD

Resumo

Considerando o crescimento dos cursos de licenciatura na modalidade EaD no contexto brasileiro, este artigo tem por objetivo analisar os processos de feedback que acontecem em um curso de formação de professores de língua inglesa na modalidade EaD de uma universidade federal mineira. O feedback pode ser definido como comentários em forma de opinião sobre as reações de algo, com o objetivo de prover informações úteis para futuras decisões e melhorias (ENCARTA, 2007). Acredita-se que o feedback exerce um papel fundamental na EaD, uma vez que dá ao aluno uma perspectiva de seu desenvolvimento e progresso na aprendizagem da língua; é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da confiança e autonomia dos alunos (GARRIDO, 2005), além de influenciar a motivação e a capacidade de aprendizagem (HURD, 2006). Neste artigo, serão analisadas as práticas de feedback de tutores em duas atividades de língua inglesa postadas em fóruns de discussão virtual. Os meios de fornecer feedback adotados pelos tutores, bem como as abordagens adotadas (comentários e correções) serão apresentados e discutidos. Espera-se que expandir o entendimento da relação entre feedback e aprendizagem encoraje tomadas de decisão mais informadas no que concerne às especificidades que compõem a formação de professores de línguas na EaD, em seus desafios de promover a reflexão e formar profissionais com proficiência em língua inglesa.

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Biografia do Autor

Fernanda Costa Ribas, UFU

graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto (2002) e doutorado em Estudos Lingüísticos, área de Lingüística Aplicada também pela Unesp (2008). Doutorado sanduíche (Capes) em Educação pela Universidade de Maryland (2007). Professora associada na Universidade Federal de Uberlândia, onde trabalha na área de língua inglesa, metodologias de ensino e estágio supervisionado. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: motivação, ansiedade, crenças, autocrenças, tecnologias e letramento digital, ensino de inglês nas escolas públicas e formação de professores.

Cristiane Manzan Perine, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde desenvolve pesquisa em Linguística Aplicada. É formada em Letras com Licenciatura Plena em Português/ Inglês e respectivas literaturas e é mestre em Estudos Lingu´ísticos pela UFU. Atualmente, é professora de Língua Inglesa/Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).  Seus interesses de pesquisa estão relacionados à área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e incluem crenças, motivação, letramento crítico e ensino de línguas mediado por novas tecnologias. 

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Publicado

11.02.2020

Como Citar

RIBAS, F. C.; MANZAN PERINE, C. Práticas de feedback em um curso de formação de professores de língua inglesa a distância. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 157–195, 2020. DOI: 10.14393/DL40-v14n1a2020-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47345. Acesso em: 26 jul. 2024.