Entre o discurso do "Acampamento Terra Livre" e a (ex)(in)clusão social, o (per)curso identitário dos povos indígenas

Autores

  • Vania Maria Lescano Guerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Francisca Valiente Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLesp-v8n3a2014-6

Palavras-chave:

terra, indígenas, exclusão social, representações

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar o processo de constituição identitária dos indígenas a partir do discurso do "Documento Final do Acampamento Terra Livre 2011 - pelo direito à vida e à mãe Terra". Para tanto, analisamos como são construídas as representações sociais de exclusão que constituem o discurso do documento oficial sobre os indígenas, a partir da perspectiva discursiva e do processo de referenciação linguística, com base na interpretação de regularidades enunciativas que nos possibilitem rastrear, pela materialidade linguística, os efeitos de sentido possíveis, as formações discursivas e os interdiscursos que perpassam o discurso do movimento indígena "Acampamento Terra Livre" (ATL). A fundamentação teórica transdisciplinar proposta neste trabalho, pela articulação entre a Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2002; CORACINI, 2011; AUTHIER-REVUZ; 1998, ORLANDI, 2099) e a perspectiva ancorada no método arqueogenealógico (FOUCAULT, 2007), é imprescindível para que possamos problematizar as relações entre a linguagem, o sujeito e as relações de poder em um contexto mais amplo, na medida em que a interpretação se dá na tensão entre estrutura e acontecimento. Vozes discordantes e concordantes perpassam esse discurso, a partir de momentos de identificação que incluem e excluem o sujeito em pauta, num movimento identitário paradoxal e multifacetado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vania Maria Lescano Guerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP de Araraquara (SP), com pós-doutorado pelo IEL/UNICAMP. Atua no Programa de Pós-graduação em Letras da UFMS.

Maria Francisca Valiente, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Formada em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Unidade de Nova Andradina. Atua na área de pesquisa em Análide de Discurso de linha Francesa. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Unidade de Três Lagoas.

Downloads

Publicado

17.09.2014

Como Citar

GUERRA, V. M. L.; VALIENTE, M. F. Entre o discurso do "Acampamento Terra Livre" e a (ex)(in)clusão social, o (per)curso identitário dos povos indígenas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 3, p. 86–107, 2014. DOI: 10.14393/DLesp-v8n3a2014-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/26455. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.