O reconhecimento visual da palavra no processo de aprendizagem inicial da leitura numa abordagem dinamicista

Autores

  • Márcia Cristina Bonfim Ramos Mangueira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLE-v9n5a2015-18

Palavras-chave:

Leitura, Teoria dos Sistemas Dinâmicos, Aprendizado da Leitura.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre o processo inicial da aprendizagem de leitura, sob a perspectiva cognitiva, buscando uma aproximação do processo de reconhecimento visual da palavra à luz dos fundamentos da Teoria dos sistemas dinâmicos. Inicialmente, serão apresentadas as ideias gerais da Teoria dos Sistemas Dinâmicos. Posteriormente, será realizada uma revisão de literatura sobre a leitura, em especial, em seu processo inicial de aprendizagem. Finalmente, será apresentado um ensaio analítico especulativo do processamento da leitura no sistema de reconhecimento visual à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Cristina Bonfim Ramos Mangueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007) e possui especialização em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade pela mesma Instituição(2009) e em Gestão do Trabalho Pedagógico pela Faculdade São Mateus (2012). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística - UESB.

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Letras pela Universidade do Contestado UnC (2000), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS (2004) e doutorado em Letras (2012) pela mesma universidade. Atualmente é professor adjunto e pesquisador da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na aquisição da escrita em língua materna. Os temas de interesse em pesquisa são: funcionamento e fisiologia da linguagem no cérebro, patologias na aquisição da linguagem, dislexia, processamento cognitivo da leitura e da escrita, compreensão leitora, teorias cognitivas, aprendizagem implícita, ensino da língua materna

Downloads

Publicado

28.08.2015

Como Citar

MANGUEIRA, M. C. B. R.; GUARESI, R. O reconhecimento visual da palavra no processo de aprendizagem inicial da leitura numa abordagem dinamicista. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 5, p. 353–373, 2015. DOI: 10.14393/DLE-v9n5a2015-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29250. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos