Interação em rede social

das reações às características do gênero comentário

Autores

  • Roberlei Alves Bertucci UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Paula Ávila Nunes UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL29-v11n2a2017-3

Palavras-chave:

Gênero textual, Facebook, Netvizz, comentários, reações

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre o gênero comentário em uma página no Facebook e reações de usuários nesse contexto. Consideramos que a navegação e a leitura que os usuários fazem na rede devem ser relacionadas (COSCARELLI, 2016) e que o modo de interação nesse ambiente pode variar do mais básico (reação como “curtir”, “amar”, “rir” etc.), passando pelo compartilhamento até o comentário, possivelmente o nível mais profundo de interação dos usuários com uma publicação. Se estes participam da rede por questões de afinidade (RECUERO, 2012) e fazem uso de seu excedente cognitivo para criar uma cultura de participação nesses espaços (SHIRKY, 2011), pressupõe-se que determinados temas sejam mais convidativos à interação, o que se tenta verificar pelo conjunto das reações analisadas. Espera-se que, por meio delas e de sua relação com o texto a que se referem, seja possível prever as características do comentário realizado e do tipo de texto comentado. Assim, a partir da extração de dados pelo aplicativo Netvizz de uma página específica na rede, recortaremos nosso objeto às reações “odiar”, levantando a hipótese de que essa reação deve indicar um tópico polêmico ou de insatisfação do grupo.

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Biografia do Autor

Roberlei Alves Bertucci, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduou-se em Letras Português-Inglês pela PUCPR (2004); é mestre em Letras (Estudos Lingüísticos) pela UFPR (2007) e doutor em Lingüística pela USP (2011), tendo feito parte de seu doutorado na Université Paris 8 (2009-2010). Desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado na Bar-Ilan University em Israel (2012). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Interessa-se por diferentes processos gramaticais (formais) de produção de sentido em línguas naturais, como: sintaxe, semântica e pragmática das línguas naturais, em especial o português brasileiro; descrição e análise linguística nos domínios verbal e nominal, em especial por meio de ferramentas tecnológicas; e aplicação de fundamentos e descobertas linguísticas a ferramentas tecnológicas digitais.

Paula Ávila Nunes, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

possui graduação em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialidade Estudos do Texto e do Discurso. Realizou estágio pós-doutoral na mesma Instituição, como bolsista CAPES/REUNI, com o projeto "A especificidade da enunciação escrita e suas implicações pedagógicas: uma contribuição para o ensino de leitura e produção textual em nível acadêmico". Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

14.02.2017

Como Citar

BERTUCCI, R. A.; NUNES, P. Ávila. Interação em rede social: das reações às características do gênero comentário. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 2, p. 313–338, 2017. DOI: 10.14393/DL29-v11n2a2017-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/36921. Acesso em: 5 nov. 2024.