O ensino da leitura com o gênero tirinha a partir da Linguística do Texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-24

Palavras-chave:

Linguística do texto, Escola Básica, Leitura

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a reelaboração de uma atividade para a disciplina de Língua Portuguesa envolvendo interpretação através do  gênero tirinha que encontra-se no livro didático de Língua Portuguesa, do 7º ano do Ensino Fundamental, disponibilizado à turma durante o ano letivo de 2020. O objetivo foi realizar uma análise da atividade para, a partir dessa, propor uma nova perspectiva interpretativa e também a ampliação da mesma, levando em consideração o ensino de leitura teorizado na Linguística do Texto (doravante LT). Para fundamentar tal prática, recorreu-se ao aporte teórico de Koch (2015) na  LT, a fim de subsidiar as discussões propostas; contribuíram também Schneuwly et al. (2004), Koch e Elias (2014b), Köche e Marinello (2015)  para o ensino de gêneros textuais, e Koch e Elias (2014a) para o trabalho com leitura. Considerando a metodologia qualitativa, a qual permite considerar o contexto de aprendizagem dos estudantes, foi possível a (re)significação da atividade do livro didático, dado que, ao elaborar a ampliação de uma atividade pronta do livro, percebe-se o quão é pertinente trabalhar com a LT em sala de aula, uma vez que a teoria admite potencializar e ampliar as propostas de leitura e interpretação presentes nos livros didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andriele Bairros Gonçalves, UFSM

Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Naura Letícia Nascimento Coelho, UFSM

Mestrado em Letras – Leitura e Cognição, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC.  Doutoranda em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens. 7º ano: Língua Portuguesa. 7. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2012.

FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Porto Alegre: Artmed, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GONÇALVES, A. B.; MOTTA, V. R. A. Produção textual na escola básica: o gênero artigo de opinião. Revista Ícone, São Luís de Montes Belos, v. 18, n. 1, p. 87-107, 2018. Disponível em: https://www.revistadehistoria.ueg.br/index.php/icone/article/view/6495. Acesso em: 18 mar. 2023.

HILA, C. V. Ressignificando a aula de leitura a partir dos gêneros textuais. In: NASCIMENTO, E. L. (org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. 1. ed. São Carlos: Claraluz, 2009. v. 1. p. 151-194.

KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetórias e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2014a.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2014b.

KÖCHE, V. S.; MARINELLO, A. F. Gêneros textuais: práticas de leitura escrita e análise linguística. Petrópolis: Vozes, 2015.

MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é, como se faz. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1983. (Série Debates I).

RAMOS, P. Humor nos quadrinhos. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (org.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

SANTOS, L. W. Ensino de gêneros textuais: contrapontos teóricos e propostas didáticas. In: CONGRESSO DA ABRALIN, 6., 2009, João pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2009. p. 2302-2308.

SCHNEUWLY, B. et al. Gêneros orais e escritos na escola. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

21.04.2023

Como Citar

GONÇALVES, A. B.; COELHO, N. L. N. O ensino da leitura com o gênero tirinha a partir da Linguística do Texto. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1724, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-24. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/67960. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.