Concepção de gramática e de ensino de gramática nas obras de Neves

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL50-v16n2a2022-15

Palavras-chave:

Gramática, Ensino de gramática, Ensino de língua portuguesa, A Gramática do Português Revelada em Textos

Resumo

Este trabalho, fruto de uma pesquisa para dissertação de mestrado e abrigado nos estudos de um grupo de pesquisa e estudos linguísticos no Pará, objetivou analisar a mais recente gramática da linguista Maria Helena de Moura Neves, “A Gramática do Português Revelada em Textos” (GPRT), publicada em 2018, a fim de verificar qual a concepção de gramática e de ensino de gramática que emerge da referida obra. A partir de pesquisa bibliográfica, constituída por cinco livros de Neves, foi feita a análise e o desenvolvimento de possíveis respostas a quatro perguntas norteadoras que constituem os objetivos específicos deste trabalho, a saber, que é gramática?; que é ensinar gramática?; para que ensinar gramática?; e como ensinar gramática?. Estas perguntas norteadoras constituem perguntas do subprojeto, desenvolvido, desde 2017, “Análise de gramáticas escritas por linguistas brasileiros”, abrigado dentro de um projeto mais amplo, “Língua, gramática e variação”. Assim, para a GPRT, gramática é um sistema adaptável e sensível às pressões do uso, por isso ajustáveis; e ensinar gramática é olhar a língua e as suas inter-relações de forma reflexiva. O ensino de gramática deve mostrar como a gramática organiza as relações, produz as significações e os efeitos pragmáticos dentro de um contexto. O ensino de gramática não deve se dissociar das vivências de linguagem: para refletir sobre a língua, deve-se levar em conta o contexto em que se produziu aquele texto.

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Biografia do Autor

Ediene Pena Ferreira, UFOPA

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, Professora de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Thaiza Oliveira da Silva, SEDUC-PA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará, Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).

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Publicado

01.02.2022

Como Citar

FERREIRA, E. P.; SILVA, T. O. da. Concepção de gramática e de ensino de gramática nas obras de Neves. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 794–842, 2022. DOI: 10.14393/DL50-v16n2a2022-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/61994. Acesso em: 22 dez. 2024.