Parâmetros para a identificação e análise da inadequação vocabular em textos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v7a2021/22-1

Palavras-chave:

Lexicologia, Abordagem Lexical, Adequação Vocabular

Resumo

Neste artigo, objetiva-se refletir a respeito do ensino do léxico nas aulas de Língua Portuguesa, mais especificamente sobre parâmetros para se identificar e analisar a inadequação vocabular em textos escolares. Para tanto, parte-se de discussões centradas na Lexicologia, com ênfase na noção de blocos de palavras oriunda da Abordagem Lexical proposta por Lewis (1993, 1997). No que diz respeito à adequação vocabular, valemo-nos das categorizações feitas por Oliveira (2006), que nos deram mote para analisar um texto escolar produzido por um aluno da Educação Básica. Os resultados desta investigação reforçam a necessidade de se elevar o status do léxico no ensino de Língua Portuguesa, que, em geral, não recebe a devida atenção, explicando, possivelmente, muitos insucessos dos alunos no que diz respeito às escolhas lexicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Corrêa da Rosa, Unioeste

Doutor em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bolsista de pós-doutorado, com financiamento da Fundação Araucária. 

Márcia Sipavicius Seide, UNIOESTE

Doutora em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, supervisora de pós-doutorado

Referências

ABBADE, C. M. de S. A lexicologia e a teoria dos campos lexicais. In: XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. Anais [...]. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011, p. 1332-1343.

ANTUNES, I. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Editora Parábola, 2012.

ARAÚJO, C.; ASSUNÇÃO, C. Lexicologia: mutações teórico-metodológicas no séc. XX. Revista Portuguesa de Humanidades/Estudos Linguísticos, v. 21, n. 1, p. 9-22, 2017.

BARBOSA, M. A. Lexicologia, lexicografia, terminologia, terminografia, identidade científica, objeto, métodos, campos de atuação. In: II SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE TERMINOLOGIA, I ENCONTRO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA TÉCNICO-CIENTÍFICA. Anais [...]. Brasília, 1990, p. 152-158.

BARBOSA, M. A. Terminologia aplicada: percursos interdisciplinares. Polifonia, Cuiabá, v. 4, n. 17, p. 29-44, 2009.

BIDERMAN, M.T.C. Teoria linguística: linguística quantitativa e computacional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.

GUERRA, M. M.; ANDRADE, K. S. O léxico sob perspectiva: contribuições da Lexicologia para o ensino de línguas. Domínios de Lingu@gem, v. 6, n. 1, p. 226-241, 29 jun. 2012. DOI https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-12

KRIEGER, M. da G. Dicionário em sala de aula: guia de estudos e exercícios. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012.

LEFFA, V. J. Aspectos externos e internos da aquisição lexical. In: LEFFA, V. J. As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2000, p. 15-44.

LEWIS, M. The lexical approach: the state of ELT and a way forward. Hove, Reino Unido: LTP, 1993.

LEWIS, M. Pedagogical implication of the lexical approach. In: COADY, J.; HUCHIN, T. Second language, vocabular, acquisition. Cambridge: University Pressa, 1997, p. 255-270. DOI https://doi.org/10.1017/CBO9781139524643.018

LINGUEE. Dicionário inglês-portuguêse buscador de traduções. Linguee, 20?. Disponível em: https://www.linguee.com.br/. Acesso em: 15 abr. 2021.

RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and Methods in Language Teaching. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. DOI https://doi.org/10.1017/CBO9780511667305

SEIDE, M. S. Inadequação vocabular em redações escolares brasileiras. Confluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, nº. 47, 157-171, 2015. DOI https://doi.org/10.18364/rc.v1i47.29

SEIDE, M. S.; DURÃO, A. B. A. B. A abordagem lexical no ensino de língua portuguesa como língua materna. Rev. GTLex, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 11-32, jul./dez., 2015. DOI https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-2

SEIDE, M. S.; HINTZE, A. C. O ensino do léxico na disciplina de português — língua materna, no Ensino Fundamental brasileiro. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.18, n.2, p. 403-424, jul./dez. 2015

TEODORO, F. K. S. O léxico na aula de língua portuguesa: um importante colaborador. In: SARTORI, A. T. (org.). De professores de língua portuguesa para professores e língua portuguesa. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. p. 109-125.

YAMAMOTO, M. J. A. F. A Abordagem Lexical no ensino sistematizado e explícito do léxico para aprendizes de língua japonesa em contexto de ensino regular e como disciplina obrigatória. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

15-02-2022

Como Citar

ROSA, D. C. da; SEIDE, M. S. Parâmetros para a identificação e análise da inadequação vocabular em textos escolares . Revista GTLex, Uberlândia, v. 7, p. e0701, 2022. DOI: 10.14393/Lex-v7a2021/22-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/62196. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos