Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Todos os autores do artigo são pós-graduandos ou já possuem títulos (mestres, doutores e livre-docentes).
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em 'Comentários ao editor'.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em SUBMISSÕES, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis nas diretrizes abaixo foram seguidas.
  • Cada trabalho submetido à revista não pode contar com mais de três autores.
  • Será permitida a publicação de um artigo por autor(es) em cada número da revista.
  • Para evitar endogenia, a revista não aceitará uma porcentagem maior que 10% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Uberlândia. Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.
  • Os textos submetidos deverão obedecer à formatação da folha de estilos da revista. Baixe a folha de estilos da revista.

Diretrizes para Autores

1. A Revista Revista GTLex aceita para publicação artigos inéditos em suas especialidades: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Terminografia e Onomástica; resenhas críticas de obras publicadas nessas áreas de especialidade, retrospectiva de obras antigas, ensaios, entrevistas, squibs, traduções, conforme temáticas definidas para publicação, por meio da aprovação de propostas.

2. A Revista Revista GTLex aceita trabalhos somente de mestres, doutores (ou titulação superior) e alunos de pós-graduação.

3. A Revista Revista GTLex aceita trabalhos digitalizados em português, espanhol, francês e inglês, respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada caso. Os textos deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave (no idioma do texto) e de abstract e keywords em inglês. Todos os títulos deverão ter uma tradução para o inglês (no caso de um artigo em inglês, para o português). Baixe a folha de estilos da revista aqui.

§ 1º Se o(s) autor(es) achar(em) necessário, poderá(ão) indicar se o trabalho é resumo de dissertação ou tese; se o mesmo está vinculado a outros projetos, se obteve auxílio para a realização do projeto; enfim, quaisquer outros dados relativos à produção de material. No caso de resumos de dissertações ou teses, indicar o título da mesma, instituição onde defendeu o projeto e data de defesa.

 

§ 2º É proibida a tradução de artigos publicados na Revista para outro idioma sem a autorização da Diretoria.

 

§ 3º Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está/estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, seguindo as diretivas Creative Commons adotadas pela revista; o autor concorda com as diretrizes editoriais da Revista GTLex e, além disso, assume que o texto foi devidamente revisado.

 

§ 4º Dois membros da Comissão Científica (ou pareceristas ad hoc, caso o assunto do material não se encaixe nas áreas de especialidade dos membros da Comissão) emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro da Comissão Científica ou a um parecerista ad hoc.

 

§ 5º Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, num prazo de trinta dias, os textos corrigidos devem ser enviados de volta à Revista.

 

§ 6º Haverá uma segunda rodada de avaliação para todos os trabalhos para os quais os pareceristas requisitaram revisão.

 

§ 7º Será permitida a publicação de um artigo por autor(es) em cada volume da revista.

 

§ 8º Cada trabalho submetido à revista não pode contar com mais de três autores.

 

§ 9º O(s) organizador(es) de uma seção temática não poderão publicar artigos de sua autoria nesta seção; o(s) mesmo(s) deverá(ão) redigir a apresentação da seção.

 

§ 10º Para evitar endogenia, a revista não aceitará uma porcentagem maior que 20% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Uberlândia. Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.

 

Envio de originais:

O material para publicação deverá ser encaminhado à Diretoria da Revista por via eletrônica conforme orientações contidas no site da Revista. Inicialmente, o autor deverá cadastrar-se, criando um login e uma senha, seguindo as orientações disponibilizadas no site a ser criado.

De acordo com as orientações, o autor deve acessar o site da revista e iniciar seu processo de registro de um login escolhendo a opção "acesso¨¨¨"  e o link "cadastre-se no sistema". O cadastro de um login e de uma senha deverão ser efetuados.

O autor deverá preencher todos os campos do formulário disponível antes de submeter o material para a revista Revista GTLex. Todas as informações reunidas nesse formulário serão utilizadas pelos editores da revista para se comunicarem com o autor, bem como para o encaminhamento.

Depois do cadastro feito, o autor deverá fazer o seu login todas as vezes que desejar submeter um trabalho ou verificar a situação de seu processo de submissão atual.

Para submeter trabalhos, o autor deverá escolher a opção "autor" e "nova submissão" seguindo os passos (constantes no site) do processo para submissão de trabalho à revista. Todos os campos de cada passo deverão ser preenchidos. Após a conclusão do processo de submissão, o autor poderá acompanhar o status de sua submissão atual, acessando o site e fazendo seu login. O autor deverá acessar a opção "ativo".

Os textos submetidos não têm limite pré-definido de páginas, cabendo ao Conselho Editorial solicitar alterações de tamanho, caso haja necessidade, aos autores.

As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira (baixe a folha de estilos da revista aqui):

 

Tamanho do papel: A4;

Margens: superior e inferior (3cm), direita e esquerda (2,5 cm);

Tipo: Palatino Linotype;

Texto: corpo 12;

Espaçamento entre linhas: 1,5;

Citações: recuo 4 cm, corpo 11;

Resumo/Abstract: sem recuo, títulos em negrito, corpo 11;

Notas de rodapé: sem recuo, corpo 10; as notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.

 

Estrutura do trabalho

Os textos devem obedecer à seguinte ordem:

a) Título em negrito, centralizado, seguido da tradução do título para o inglês, em negrito, centralizada;

b) Nome do(s) autor(es) por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita; a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos pareceristas;

c) Filiação científica, em nota de rodapé, puxada por um asterisco, constando a titulação máxima, o nome do instituto ou faculdade a que pertence e o nome da universidade (sigla); também a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação dos pareceristas;

d) Resumo, no idioma do texto (entre 100 e 250 palavras), duas linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento e em espaçamento simples;

e) Palavras-chave (até cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto;

f) Duas linhas abaixo das palavras-chave, deverão constar o abstract e keywords, seguindo os mesmos padrões de resumo e palavra-chave.

f) Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento, sendo numerados desde o início (com exceção das referências bibliográficas).

g) Duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas, em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto. Após as referências, poderá figurar a bibliografia, com a indicação das obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto, também em ordem alfabética e cronológica.

h) Referências bibliográficas: devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, seguido de suas iniciais, atendendo-se aos padrões da NBR 6023:2018 e da NBR 10520:2023 da ABNT.

Exemplos básicos:

 

Livros

HALL, G. Exploring English Language Teaching: Language in Action. New York: Routledge, 2011. DOI https://doi.org/10.4324/9780203827840.

ORTIZ ALVAREZ, M. L.; HUELVA UNTERBAUMEN, H. (org.). Uma (re)visão da teoria e da pesquisa fraseológicas. Campinas: Pontes, 2011.

 

Capítulo de livros

MOITA LOPES, L. P. Afinal, o que é Linguística Aplicada? In: MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada: A Natureza Social e Educacional dos Processos de Ensino/Aprendizagem de Línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996. p. 17-25.

 

HUNT, A.; BEGLAR, D. Current Research and Practice in Teaching Vocabulary. In: RICHARDS, J. C.; RENANDYA, W. A. (ed.). Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. DOI https://doi.org/10.1017/CBO9780511667190.036.

 

PIRES DE OLIVEIRA, A. M. P.; ISQUERDO, A. N. Apresentação. In: PIRES DE OLIVEIRA, A. M. P.; ISQUERDO, A. N. (org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. 2. ed. Campo Grande: EdUFMS, 2001. p. 9-11.

 

Dissertações e teses

GRAMA, D. F. Uma análise lexicográfica dos elementos coesivos sequenciais do português para a elaboração de uma proposta de definição: um estudo com base em corpus. 2016. 371 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

 

Artigos de periódicos

GOATLY, A. Green grammar and grammatical metaphor, or Language and the myth of power, or Metaphors we die by. Journal of Pragmatics, v. 25, p. 537-560, 1996. DOI https://doi.org/10.1016/0378-2166(95)00057-7.

 

BORBA, L. C. Lexicografia e ensino: o auxílio dos dicionários gerais de língua espanhola disponíveis na internet. Linguasagem, São Carlos, v. 25, n. 1, 2016. Disponível em: http://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/issue/view/8/showToc. Acesso em: 30 abr. 2017.

 

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

MARIN, A. J. Educação continuada: sair do informalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. ´´Águas de São Pedro. Anais [...]. São Paulo: Unesp, 1990. p.114-118.

 

Artigo e/ou matéria de jornal, revista

VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=flip. Acesso em: 12 ago. 2010.

Artigos

Política padrão de seção

Retrospectiva

Resenhas de textos considerados "clássicos" nas áreas das Ciências do Léxico.

Artigos - Revisão de Literatura

Artigos baseados em revisão de literatura sobre determinada área das Ciências do Léxico.

Tradução

São aceitas traduções de artigos, desde que acompanhadas por autorização da revista aonde foram publicadas originalmente.

Squib

No que se refere ao conteúdo, um squib é um texto que aborda questões pontuais, tanto de natureza teórica quanto empírica. Do ponto de vista teórico, um squib pode trazer uma reflexão crítica sobre aspectos internos de uma teoria, tais como inconsistências internas, pressupostos que não estão apresentados de maneira explícita ou que precisam ser incorporados de modo a que essa teoria possa fazer as previsões corretas e/ou desejáveis. Já do ponto de vista empírico, um squib pode apresentar um conjunto de dados que servem para confirmar as previsões de uma teoria ou que se configuram como problemas para essa teoria. Os problemas apontados no squib podem ou não ser resolvidos. Além dessas questões teóricas e empíricas, um squib também pode servir para trazer à luz para a comunidade científica uma literatura pouco conhecida ou esquecida, em que questões importantes ou dados relevantes são discutidos. Em resumo, a função de um squib é fomentar a pesquisa ou apresentar observações teóricas que são de interesse para a pesquisa.

Tamanho do texto: entre 1.500 e 3.000 palavras

Lexicografia em Foco

Seção temática do volume 8 da revista GTLex.

Estudos de léxico em linguas de sinais

Seção temática volume 9.

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