CIC e CPF - um caso particular de sinonímia
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-3Palavras-chave:
Terminologia, Sinonímia estritamente de contexto, CIC e CPF, Contratos de locação de imóveisResumo
Este trabalho tem o intuito de divulgar e registrar um fenômeno coletado em pesquisa sobre a terminologia de contratos de locação de imóveis no Brasil. Trata-se da relação de sinonímia entre os termos CIC (cartão de identificação do contribuinte) e CPF (cadastro de pessoas físicas) que, apesar de serem quotidianamente utilizados como sinônimos, designam conceitos diferentes, contrariando uma das premissas básicas no estabelecimento da sinonímia amplamente divulgada na literatura especializada, qual seja, a coincidência de conceitos. A análise mais atenta do fenômeno aponta para a existência de uma elipse na formação de expressão sintagmática designadora do mesmo conceito que, ela sim, apresenta fortes indícios de sinonímia, a saber: "número do CIC" e "número do CPF". Observa-se, portanto, que as duas formas assumem a relação sinonímica apenas em contexto, de tal forma que aqui referenciamos essa relação como sinonímia estritamente de contexto.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.