Ensino de adjetivos
proposta de abordagem sob a perspectiva dos estudos lexicais
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex-v8a2022/23-9Palavras-chave:
Ensino de adjetivos, Estudos lexicais, Proposta de atividades didáticasResumo
O presente trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina “Estudos Lexicais: teoria e aplicações”, ministrada no verão de 2022 pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), campus São José do Rio Preto. Este pretende fazer uma reflexão de como o ensino de gramática é abordado por um livro didático para alunos do sexto ano, relacionando ao que é proposto pelos estudos linguísticos e comparando com o que é preconizado nos documentos norteadores para a educação básica como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, foi selecionada a obra Singular e Plural: Leitura, Produção e Estudos de Linguagem (BALTHASAR, GOULART, 2018), adotada como material didático em muitas escolas públicas. Buscamos analisar a intersecção entre o que é abordado no referido livro didático, especificamente o tratamento dos adjetivos no que tange o ensino de conteúdos gramaticais, e os estudos do gramático Bechara (2009), estudos linguísticos de Neves (2010), Pinilla (2013), Pinto e Alonso (2012), assim como dos estudos lexicais de Batista (2011), Biderman (2001), Perini (2010) e Polguère (2018) serão o foco de nossos estudos. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para o trabalho docente, cujo resultado fornece ao discente não só conhecimentos gramaticais, mas a aquisição de novos vocabulários sob a perspectiva dos estudos relacionados à lexicologia. A análise desenvolvida neste estudo propõe reflexões sobre as abordagens e ações que possam contribuir com o ensino de “adjetivos especificadores” na sala de aula. Com esse intuito, uma proposta de atividades didáticas foi elaborada para apresentar uma nova perspectiva sobre o ensino de adjetivos na Educação Básica, objetivando valorizar aspectos que vão além das classificações, e/ou fixação de nomenclaturas, ou seja, evitando apenas o enfoque na metalinguagem, mas observando o funcionamento da língua e propiciando seu uso social.
Downloads
Referências
ANTUNES, M. I. C. M. Muito além da gramática: por um ensino de gramática sem pedras no caminho. 3ª ed. São Paulo: Parábola, 2007.
BALTHASAR, M. ; GOULART, S. Singular e Plural: leitura, produção e estudos de linguagem. 6.º ano. 3.ª ed. São Paulo: Moderna, 2018.
BARBOSA, A. G. Saberes gramaticais na escola. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (org.). Ensino de gramática: descrição e uso. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 31-54.
BATISTA, R. O. A palavra e a sentença: estudo introdutório. São Paulo: Parábola, Editorial, 2011.
BECHARA, E. Moderna gramática da língua portuguesa. 37. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BIDERMAN, M. T. C. A estrutura mental do léxico. Estudos de Filologia Linguística. São Paulo: Queiroz/EDUSP, 1981. p. 131-145.
BIDERMAN, M. T. C. O Dicionário padrão da língua. A ciência da lexicografia. Alfa: Revista de Lingüística. Universidade Estadual Paulista. São Paulo. v. 28. Supl. Janeiro. 1984.
BIDERMAN, M. T. C. As ciências do léxico. In: OLIVEIRA, A. M. P. P. de; ISQUERDO, A. N. (org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: UFMS, 2001.
BIDERMAN, M. T. C. Léxico e vocabulário fundamental. Alfa: Revista e Linguística., São Paulo, 40: 27-46, 1996. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3994. Acesso em: 14 abr. 2022.
BIDERMAN, M. T. C. Teoria linguística: teoria lexical e linguística computacional. 2.ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 05 de fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEE, 1998. p. 25-29.
Chave de cadeia - Saia Rodada. Disponível em: https://www.letras.mus.br/saia-rodada/chave-de-cadeia/. Acesso em: 10 abr. 2022.
COSERIU, E. Linguística del texto: Introducción a la hermenéutica del sentido. Edición de Óscar Loureda Lamas. Madri: Arco Libros, 2007.
Elas falam o que pensam sobre homem pão duro. Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/homem/comportamento/elas-falam-o-que-pensam-sobre-homem-pao- duro,b4ff638f5bdad310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html. Acesso em: 10 abr. 2022.
MARTINS, E. S. O tratamento das lexias compostas e complexas. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9091/6445/. Acesso em: 10 fev. 2022.
MELLO, A. F. de. Influências do Paradigma Tradicional de Gramatização no ensino: as classes substantivo e adjetivo nos livros didáticos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 766–793, 2022. Acesso em: 30 maio 2023. DOI https://doi.org/10.14393/DL50-v16n2a2022-14
NETO. A. C. da S. ; OLIVEIRA. L. R. P. F. de. Teoria e Ensino de Gramática aplicados aos Estudos Morfológicos no Ensino de Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/03/017.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.
NEVES, M. H. de M. Ensino de língua e vivência de linguagem: temas em confronto. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
NEVES, M. H. de M. Gramática de usos de português. 2ª edição. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
NEVES, M. H. de M. A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2012.
OLIVEIRA, J. S. de. A coerência na perspectiva da teoria da linguagem de Eugênio Coseriu. Dissertação (mestrado) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29150/1/Coerenciaperspectivateoria_Oliveira_2020.pdf. Acesso em: 27 mar. 2022.
PERINI, M. A. Sofrendo a gramática; ensaios sobre a linguagem. 3.ª ed., São Paulo: Ática, 2003.
PERINI, M. A. Gramática do Português Brasileiro. 1. São Paulo: Parábola, 2010.
PINILLA, M. A. Classes de palavras. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (org.) Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2008. p. 169-184.
PINTO, D. M.; ALONSO, K. S. Advérbios e o ensino de classes de palavras. In: PALOMANES, R.; BRAVIN, A. M. (org.) Práticas de ensino do Português. São Paulo: Contexto, 2012. p. 165-190.
POLGUÈRE, A. Lexicologia e Semântica Lexical: noções fundamentais. São Paulo: Contexto, 2018.
POTTIER, B. Linguística Geral: teoria e descrição. Tradução de Walmírio Macedo. Rio de Janeiro: Presença: Universidade Santa Úrsula, 1978.
Resumo BBB 22 11/04: madrugada é marcada por pós-Eliminação de muito chororô, estreia na liderança e revelação bombástica. Disponível em: https://gshow.globo.com/realities/bbb/bbb22/resumo/noticia/resumo-bbb-22-1104-madrugada-e-marcada-por-pos-eliminacao-de-muito-chororo-estreia-na-lideranca-e-revelacao-bombastica.ghtml. Acesso em: 12 abr. 2022.
Sete 7 traços de um filhinho da mamãe - Sobre a Vida. Disponível em: ttps://www.youtube.com/watch?v=fIeF1uzEmII. Acesso em: 10 abr. 2022.
Você já namorou o filhinho da mamãe? Disponível em: https://br.toluna.com/polls/6393998/Voce-j%C3%A1-namorou-o-filhinho-da-mam%C3%A3e-Explico-aquele-cara. Acesso em: 10 de abril de 2022.
SILVA NETO, A. C. ; OLIVEIRA, L. R. P. F. de. Teoria e ensino de gramática aplicados aos estudos morfológicos no ensino de língua portuguesa. Almanaque CIFEFIL, v. XVIII, pp. 257-274, 2014. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/03/017.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.
WALLAS, R. Amigo traíra é igual cãibra, quando... Disponível em: https://www.pensador.com/frase/MTYyMDkyOA/. Acesso em: 10 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Juliana Afonso de Paula Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.