Parâmetros para a identificação e análise da inadequação vocabular em textos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v7a2021/22-1

Palavras-chave:

Lexicologia, Abordagem Lexical, Adequação Vocabular

Resumo

Neste artigo, objetiva-se refletir a respeito do ensino do léxico nas aulas de Língua Portuguesa, mais especificamente sobre parâmetros para se identificar e analisar a inadequação vocabular em textos escolares. Para tanto, parte-se de discussões centradas na Lexicologia, com ênfase na noção de blocos de palavras oriunda da Abordagem Lexical proposta por Lewis (1993, 1997). No que diz respeito à adequação vocabular, valemo-nos das categorizações feitas por Oliveira (2006), que nos deram mote para analisar um texto escolar produzido por um aluno da Educação Básica. Os resultados desta investigação reforçam a necessidade de se elevar o status do léxico no ensino de Língua Portuguesa, que, em geral, não recebe a devida atenção, explicando, possivelmente, muitos insucessos dos alunos no que diz respeito às escolhas lexicais.

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Biografia do Autor

Douglas Corrêa da Rosa, Unioeste

Doutor em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bolsista de pós-doutorado, com financiamento da Fundação Araucária. 

Márcia Sipavicius Seide, UNIOESTE

Doutora em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, supervisora de pós-doutorado

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Publicado

15-02-2022

Como Citar

ROSA, D. C. da; SEIDE, M. S. Parâmetros para a identificação e análise da inadequação vocabular em textos escolares . Revista GTLex, Uberlândia, v. 7, p. e0701, 2022. DOI: 10.14393/Lex-v7a2021/22-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/62196. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos