Explorando a Definição Multimodal

um estudo sobre a integração de elementos multimodais em dicionários impressos e eletrônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v8a2022/23-10

Palavras-chave:

Definição Lexicográfica, Definição Multimodal, Ilustrações, Dicionários Escolares, Multimodalidade

Resumo

A definição lexicográfica é uma parte crucial da microestrutura de um dicionário e tem uma função metalinguística importante na caracterização do sentido de cada unidade léxica. Ela se baseia principalmente na linguagem verbal e, como defendido por Jackson (2002), a definição é uma “forma de linguagem voltada para si mesma” que utiliza a própria linguagem para descrever o significado de cada lexema. Com a evolução da tecnologia, novas modalidades de linguagem não verbal, como fotografias, vídeos e áudios, estão se tornando recursos importantes na estruturação de um dicionário para atender às necessidades dos usuários. O conceito de "definição multimodal" refere-se, por sua vez, à integração da linguagem verbal com outras formas de linguagem não verbal, tanto humanas quanto não-humanas, tendo o potencial de mostrar o significado do referente em questão, utilizando múltiplas semioses. Em contextos educacionais, o uso da abordagem multimodal pode ser útil para garantir a plena compreensão dos conceitos que estão sendo ensinados. Neste estudo, preocupamos em destacar as potencialidades das ilustrações para a prática atual de produção de dicionários impressos. Selecionamos três dicionários escolares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do TIPO-2 e utilizamos a metodologia proposta por Svensén (2009) para categorizar as ilustrações presentes nesses repertórios. Nosso objetivo geral foi entender de que maneira as ilustrações podem contribuir para o significado do texto lexicográfico, e quais tipos delas são mais eficientes para auxiliar no entendimento de cada sentido de uma unidade lexical. Observamos que os dicionários escolares impressos analisados nem sempre utilizam as ilustrações de forma consistente, e embora não tenhamos realizado uma análise detalhada sobre essa problemática, sugerimos que o contexto digital pode ser mais apropriado para aproveitar ao máximo os recursos multimodais disponíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Sabino-Luiz, UNESP

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista (UNESP/IBILCE) - Campus de São José do Rio Preto.

Referências

Dicionários e outras obras lexicográficas consultadas

BIDERMAN, M. T. C. Dicionário Ilustrado de Português. São Paulo: Ática, 2012.

CALDAS AULETE. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa Ilustrado com a turma do Sítio do pica-pau amarelo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

COLLINS English Dictionary. Bird. In: COLLINS Dictionary. [s. l.]: HarperCollins Publishers, 2007. Disponível em: https://www.collinsdictionary.com/dictionary/english/bird. Acesso em: 08 abr. 2023.

SARAIVA JÚNIOR. Dicionário da Língua Portuguesa Ilustrado. São Paulo: Saraiva. 2009.

Outras referências

ADAMSKA-SALACIAK, A. Prepositions in Dictionaries for Foreign Learners: A Cognitive Linguistic Look. In: BERNAL, E.; DECESARIS, J. (ed.). Proceedings of the XXIV International Conference of AESLA. Madrid: AESLA, 2008. p. 1477-1485.

ATKINS, B.T.S.; RUNDELL, M. The Oxford Guide to Practical Lexicography. Oxford: Oxford University Press, 2008.

BIDERMAN, M. T. Análise dos dicionários gerais do português brasileiro contemporâneo: o Aurélio e o Houaiss. Filologia e Linguística Portuguesa. n. 5, p. 85– 116, 2002.

BIDERMANN, M. T. C. Dicionários do português: da tradição à contemporaneidade. São Paulo: Alfa, 47, 2003.

BIESAGA, M. Pictorial Illustration in Dictionaries. The State of Theoretical Art. In: MARGALITADZE, T.; MELADZE, G. (ed.). Proceedings of the XVII EURALEX International Congress. Lexicography and Linguistic Diversity. Tbilisi: Ivane Javakhishvili Tbilisi State University, 2016.

CASARES, J. Semântica e Lexicografia. Trad. de Balbina Lorenzo Feijóo-Hoyos. Alfa, São Paulo, n. 28, p. 71-10l, 1984. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/3679/3445. Acesso em: 20 fev. 2022.

HARTMANN, R. R. K. Dictionaries in language learning recommendations, national reports and thematic reports from the TNP sub-project 9: dictionaries. Thematic Network Project in the Area of Languages. Freie University, Berlin, 1999.

HARTMANN, R. R. K; JAMES, G. Dictionary of Lexicography. London: Routledge, 2001. DOI https://doi.org/10.4324/9780203017685

JACKSON, H. Lexicography: An Introduction. Taylor & Francis Routledge, 2002.

KLOSA, A. The lexicographical process (with special focus on on-line dictionaries). In: GOUWS, R. H.; HEID, U.; SCHWEICKARD, W.; WIEGAND, H. E. (ed.). Dictionaries. An International Encyclopedia of Lexicography. Supplement Volume: Recent Developments with Focus on Electronic and Computational Lexicography. Berlin, Boston: De Gruyter, 2013. p. 875-883. DOI https://doi.org/10.1515/9783110238136.517

KLOSA, A. The lexicographical process (with special focus on online dictionaries). In: GOUWS, R. H.; HEID, U.; SCHWEICKARD, W.; WIEGAND, H. E. (ed.). Dictionaries. An International Encyclopedia of Lexicography. Supplement Volume: Recent Developments with Focus on Electronic and Computational Lexicography. Berlin–Boston: de Gruyter, 2013. p. 517-524. DOI https://doi.org/10.1515/9783110238136.517

KRESS, G. Multimodality. A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York, Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

LEW, R. Multimodal Lexicography: The Representation of Meaning in Electronic Dictionaries. Lexikos, 20, p. 290-306, 2010. DOI https://doi.org/10.4314/lex.v20i1.62717

LIU, X. Multimodal Definition: The Multiplication of Meaning in Electronic Dictionaries. Lexikos, 25, p. 210-232, 2015. DOI https://doi.org/10.5788/25-1-1296

NASCIMENTO, F. I.; PONTES, A. L. Dicionários Escolares: uma análise visual. Linguagem em Foco, v. 1, p. 145-165, 2011.

NESI, H. How many words is a picture worth? A Review of Illustrations in Dictionaries. In: TICKOO, M. L. (ed.). Learners Dictionaries: State of the art. Singapore: SEAMEO, 1989. p. 124-134.

SCHRYVER, G.‐M. de. Lexicographers' dreams in the electronic-dictionary age. International Journal of Lexicography, v. 16, n. 2, p. 143-199, jun. 2003. Acesso em: 25 fev. 2022. DOI https://doi.org/10.1093/ijl/16.2.143

SILVA, L. P. Estudo crítico da representação visual do léxico em dicionários infantis ilustrados. Dissertação (Mestrado em Lingüística). Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

STEIN, G. Illustrations in Dictionaries. International Journal of Lexicography, v. 4, n. 2, p. 99-127, 1991. DOI https://doi.org/10.1093/ijl/4.2.99

SVENSÉN, B. Handbook of Lexicography. The theory and practice of Dictionary-making. Cambridge: CUP, 2009.

TALMY, L. Toward a cognitive semantics: Typology and process in concept structuring. v. 2, Cambridge, MA: MIT Press, 2000. DOI https://doi.org/10.7551/mitpress/6848.001.0001

WIEGAND, H. E. Wörterbuchforschung. Untersuchungen zur Wörterbuch-benutzung, zur Theorie, Geschichte, Kritik und Automatisierung der Lexikographie.1. Teilband. Berlin/New York: de Gruyter, 1998.

Downloads

Publicado

13-06-2023

Como Citar

SABINO-LUIZ, M. Explorando a Definição Multimodal: um estudo sobre a integração de elementos multimodais em dicionários impressos e eletrônicos . Revista GTLex, Uberlândia, v. 8, p. e0810, 2023. DOI: 10.14393/Lex-v8a2022/23-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/68480. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Lexicografia em Foco

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.