Vocabulário escrito de estudantes e de materiais didáticos do Ensino Fundamental nas redes públicas municipal e estadual de educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex9-v5n1a2019-2Palavras-chave:
Vocabulário escrito, Redações escolares, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental, Escola públicaResumo
Este artigo relata o primeiro estudo piloto de pesquisa de mestrado na área dos estudos do léxico, e se dedica a identificar o perfil de vocabulário escrito de estudantes do Ensino Fundamental. O objetivo é descrever, de maneira inicial, o vocabulário de alunos do Ensino Fundamental nas redes públicas municipal e estadual de educação. O vocabulário dos estudantes é examinado conforme manifestado em suas produções escritas e é contrastado com o de textos de materiais didáticos por eles utilizados. Com o apoio da estatística linguística (BIDERMAN, 1978, 1998) e da Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2004), a ideia é gerar contrastes e diferenciações entre esses dois universos. Foram examinados oito textos de alunos, dois textos de livros didáticos, além de um texto de apoio, utilizado junto com a proposta de produção textual. Os elementos observados, nas três fontes textuais, foram o número de tokens e de types, a frequência das palavras, a diferença entre as ocorrências de palavras lexicais e gramaticais, o hapax legomena e a riqueza vocabular. Os resultados indicam que a riqueza vocabular dos textos dos alunos não varia entre as duas escolas e que não há diversidade de palavras. Ao analisar as vinte palavras mais frequentes, nota-se que as que mais aparecem também estão presentes no texto de apoio, contudo, o repertório vocabular dos textos dos livros didáticos não é utilizado pelos estudantes. O estudo evidencia a necessidade de maior ponderação quanto ao número de textos a serem observados nos diferentes segmentos do corpus sob exame.
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