O campo léxico dos animais em cartas ao Barão de Jeremoabo: uma análise lexicológica
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-5Palavras-chave:
Cartas pessoais, Campo léxico., Semântica lexical, LexemáticaResumo
Pretende-se discutir, através desse trabalho, resultados da análise realizada cartas pessoais, datadas entre 1890 e 1903, enviadas ao barão de Jeremoabo, o Dr. Cícero Dantas Martins, por parentes, amigos e/ou correligionários. Através da referida pesquisa, foi possível realizar o levantamento de parte do vocabulário utilizado nas cartas, a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da Lexicologia, considerando principalmente a teoria dos campos lexicais proposta por Eugenio Coseriu (1967; 1979; 1981), ao analisar o campo léxico do trabalho, e seus microcampos. Para a discussão no presente artigo, o recorte feito nos resultados contemplou o campo dos animais, a fim de realizar a análise sêmica do microcampo animais explorados no trabalho do campo, até então não realizada, através do levantamento dos traços opositivos de cada unidade lexical, de acordo com a proposta da Lexemática coseriana. Nesse sentido, foi possível proceder à identificação dos usos lexicais enquanto caracterizadores de uma comunidade específica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.