Memes

a ostentação de neologismos e uma ferramenta de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex7-v4n1a2018-5

Palavras-chave:

Memes, Neologismos, Neologia, Ferramenta de ensino, Desenvolvimento da competência lexical

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar a existência de neologismos em memes, textos predominantes em ambientes cibernéticos. Analisaram-se os neologismos baseando-se na Neologia, que compreende, segundo Ferraz (2010), três tipos: a neologia formal, a neologia semântica e a neologia por empréstimos. Utilizou-se o critério lexicográfico, em que foram selecionadas quatro obras para a exclusão do termo: Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa e Caldas Aulete Digital. Ao fim da pesquisa, verificou-se que os neologismos são interessantes ferramentas de ensino nas aulas de língua portuguesa, visto que confirmam o domínio do falante da língua em relação aos processos de formação de palavras. Ademais, o ensino por meio da exploração dos neologismos em memes pode possibilitar um desenvolvimento da competência criativa e, principalmente, lexical do falante.

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Referências

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Publicado

02-03-2020

Como Citar

Silveira, L. P. (2020). Memes: a ostentação de neologismos e uma ferramenta de ensino. Revista GTLex, 4(1), 79–97. https://doi.org/10.14393/Lex7-v4n1a2018-5

Edição

Seção

Artigos