Memes

a ostentação de neologismos e uma ferramenta de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex7-v4n1a2018-5

Palavras-chave:

Memes, Neologismos, Neologia, Ferramenta de ensino, Desenvolvimento da competência lexical

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar a existência de neologismos em memes, textos predominantes em ambientes cibernéticos. Analisaram-se os neologismos baseando-se na Neologia, que compreende, segundo Ferraz (2010), três tipos: a neologia formal, a neologia semântica e a neologia por empréstimos. Utilizou-se o critério lexicográfico, em que foram selecionadas quatro obras para a exclusão do termo: Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa e Caldas Aulete Digital. Ao fim da pesquisa, verificou-se que os neologismos são interessantes ferramentas de ensino nas aulas de língua portuguesa, visto que confirmam o domínio do falante da língua em relação aos processos de formação de palavras. Ademais, o ensino por meio da exploração dos neologismos em memes pode possibilitar um desenvolvimento da competência criativa e, principalmente, lexical do falante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONTIERO, E; FERRAZ. A.P. A neologia de empréstimos no LDP: uma abordagem a partir dos atos discursivos. In: SIMÕES, D.; OSÓRIO, P. (org.). Léxico: investigação e ensino. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014. p. 45-59.

DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007 [1976].

FERRAZ, A. P. Publicidade: a linguagem da inovação lexical. In: ALVES, I. M. (org.). Neologia e neologismos em diferentes perspectivas. São Paulo: Paulistana, 2010.

FERRAZ, A. P. A lexicalização de sintagmas na linguagem da publicidade. In: ISQUIERDO, A. N.; BARROS, L. A. (org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. v. 5, Campo Grande: UFMS, p. 33-48, 2010a.

LISKA, G. J. R. Léxico e ensino de palavras e sentidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). In: FERRAZ, A. P. (org.). O léxico do português em estudo na sala de aula II. Araraquara: Letraria, 2017.

REY, A. Néologisme: um pseudoconcept?. Cahiers de lexicologie, n. 28, p. 3-117, 1976.

SILVA, G. de L. Arte e a cultura dos memes. Revista eletrônica labore polêmica, v. 11, n. 1, Rio de Janeiro, p. 130-134, 2012.

Downloads

Publicado

02-03-2020

Como Citar

SILVEIRA, L. P. Memes: a ostentação de neologismos e uma ferramenta de ensino. Revista GTLex, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 79–97, 2020. DOI: 10.14393/Lex7-v4n1a2018-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/49963. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos