Um convite a problematizar o ensino de escrita sob a perspectiva enunciativa benvenistiana
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL31-v11n4a2017-8Palavras-chave:
Escrita, Enunciação, Experiência humana, EnsinoResumo
Este artigo tem por objetivo problematizar o ensino de escrita sob uma perspectiva enunciativa benvenistiana. Do ponto de vista analítico, tendo como categoria de análise a referência sobre escrita, seleciono passagens do relato produzido em que é possível identificar a constituição de uma noção de escrita e as problematizo, verificando em que medida cada uma das noções apresentadas articula-se com os princípios sobre escrita derivados da última obra de Benveniste. Na problematização do relato, a escrita é abordada como gramática, como processo, como elaboração, como desafio e como experiência. Ela ainda, entre outras questões, supõe interlocução. Essa construção, aliada à noção de escrita em Benveniste, inaugura uma necessidade de mobilização da escrita, que convoca uma experiência de enlace na e pela linguagem a fim de que se efetive uma escrita que sirva para viver.Downloads
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Referências
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