Elaboração de Mapas de Trafegabilidade de Viaturas Utilizando Sensoriamento Remoto e SIG: uma Revisão Sistemática e Abrangente
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Resumo
Os mapas de trafegabilidade de viaturas são produtos cartográficos que permitem aos usuários verificarem a previsão de terras trafegáveis, em áreas que não possuam arruamentos disponíveis para deslocamento à localidade de destino ou que estejam danificadas por eventos naturais, que podem impossibilitar o uso normal de vias construídas para o tráfego de viaturas. Nesses casos, o deslocamento fora de estrada, por terrenos pouco explorados, pode ser uma opção viável, com o planejamento do caminho a ser seguido auxiliado por mapas de trafegabilidade. Esses produtos cartográficos podem ser elaborados por meio de técnicas de Processamento Digital de Imagens (PDI), Sensoriamento Remoto (SR) e outros dados auxiliares. No presente estudo, foi realizada uma ampla pesquisa na rede mundial de computadores para verificação dos trabalhos publicados que tiveram como objeto de estudo os mapas de trafegabilidade, em um recorte temporal dos últimos 20 anos. Foram encontrados um total de 45 estudos, que foram devidamente analisados de modo a possibilitar a extração das principais informações e resultados alcançados. Os resultados indicam que a variável de relevo é a mais frequentemente utilizada (97,78%), seguida por vegetação (95,55%), corpos d’água (91,11%), tipo de solo (82,22%), feições antrópicas (80%), umidade do solo (60%) e condições meteorológicas (40%). A imensa maioria dos trabalhos operou em escala topográfica (71,11%). Uma parcela reduzida dos estudos realizou trabalhos de campo (31,11%), e a maior parte destinou-se à área militar (53,33%), concentrando-se os estudos de forma geral em países como Polônia, República Tcheca e Índia e ancorando-se em métodos paramétricos e não paramétricos diversos.
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