Análise Comparativa entre o Modelo Rigoroso e o Modelo de Função Polinomial na Determinação de Precisão Cartográfica de Ortoimagens e MDSs IKONOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Através das técnicas de modelagem digital do terreno, é possível modelar a superfície terrestre através de amostras. Essas amostras, após serem interpoladas, e de acordo com a localização, dão origem a diferentes tipos de modelos digitais. Quando a elevação da grade provém apenas de pontos localizados na superfície nua do terreno, tem-se um modelo digital de elevação; quando incorpora valores de elevação das feições naturais e artificiais situadas acima da superfície nua do terreno, tem-se um modelo digital de superfície. Neste trabalho, foram utilizadas imagens estereoscópicas do sensor a bordo do satélite IKONOS-2, com 1 metro de resolução espacial, que recobrem parte do município de Mairiporã - SP. O objetivo deste trabalho é avaliar a acurácia vertical de modelos digitais de superfície, gerados a partir de um par estereoscópico de imagens IKONOS e respectivos coeficientes polinomiais racionais (RPC), e a acurácia posicional de ortoimagens geradas a partir dos modelos digitais de superfície com maior acurácia vertical. Os modelos digitais de superfície foram gerados com cinco diferentes combinações de pontos de controle: 9, 12, 15, 18 e 21. Cada modelo e ortoimagem foram avaliados através do erro médio quadrático, com base em 21 pontos de validação levantados em campo. A modelagem RPC apresentou maior acurácia em relação à de Toutin na geração dos modelos e ortoimagem, e ainda apresenta vantagens como possibilidade de geração de modelos relativos e menor dependência do uso de pontos de controle.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
TOMÁS, Lívia Rodrigues; ALMEIDA, Cláudia Maria de; OLIVEIRA, Cleber Gonzales de; FONSECA, Leila Maria Garcia. Análise Comparativa entre o Modelo Rigoroso e o Modelo de Função Polinomial na Determinação de Precisão Cartográfica de Ortoimagens e MDSs IKONOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2010. DOI: 10.14393/rbcv62n0-43712. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43712. Acesso em: 13 abr. 2025.