Análise Comparativa entre o Modelo Rigoroso e o Modelo de Função Polinomial na Determinação de Precisão Cartográfica de Ortoimagens e MDSs IKONOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Através das técnicas de modelagem digital do terreno, é possível modelar a superfície terrestre através de amostras. Essas amostras, após serem interpoladas, e de acordo com a localização, dão origem a diferentes tipos de modelos digitais. Quando a elevação da grade provém apenas de pontos localizados na superfície nua do terreno, tem-se um modelo digital de elevação; quando incorpora valores de elevação das feições naturais e artificiais situadas acima da superfície nua do terreno, tem-se um modelo digital de superfície. Neste trabalho, foram utilizadas imagens estereoscópicas do sensor a bordo do satélite IKONOS-2, com 1 metro de resolução espacial, que recobrem parte do município de Mairiporã - SP. O objetivo deste trabalho é avaliar a acurácia vertical de modelos digitais de superfície, gerados a partir de um par estereoscópico de imagens IKONOS e respectivos coeficientes polinomiais racionais (RPC), e a acurácia posicional de ortoimagens geradas a partir dos modelos digitais de superfície com maior acurácia vertical. Os modelos digitais de superfície foram gerados com cinco diferentes combinações de pontos de controle: 9, 12, 15, 18 e 21. Cada modelo e ortoimagem foram avaliados através do erro médio quadrático, com base em 21 pontos de validação levantados em campo. A modelagem RPC apresentou maior acurácia em relação à de Toutin na geração dos modelos e ortoimagem, e ainda apresenta vantagens como possibilidade de geração de modelos relativos e menor dependência do uso de pontos de controle.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
TOMÁS, L. R.; ALMEIDA, C. M. de; OLIVEIRA, C. G. de; FONSECA, L. M. G. Análise Comparativa entre o Modelo Rigoroso e o Modelo de Função Polinomial na Determinação de Precisão Cartográfica de Ortoimagens e MDSs IKONOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2010. DOI: 10.14393/rbcv62n0-43712. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43712. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").