Análise Comparativa entre o Modelo Rigoroso e o Modelo de Função Polinomial na Determinação de Precisão Cartográfica de Ortoimagens e MDSs IKONOS

Conteúdo do artigo principal

Lívia Rodrigues Tomás
Cláudia Maria de Almeida
Cleber Gonzales de Oliveira
Leila Maria Garcia Fonseca

Resumo

Através das técnicas de modelagem digital do terreno, é possível modelar a superfície terrestre através de amostras. Essas amostras, após serem interpoladas, e de acordo com a localização, dão origem a diferentes tipos de modelos digitais. Quando a elevação da grade provém apenas de pontos localizados na superfície nua do terreno, tem-se um modelo digital de elevação; quando incorpora valores de elevação das feições naturais e artificiais situadas acima da superfície nua do terreno, tem-se um modelo digital de superfície. Neste trabalho, foram utilizadas imagens estereoscópicas do sensor a bordo do satélite IKONOS-2, com 1 metro de resolução espacial, que recobrem parte do município de Mairiporã - SP. O objetivo deste trabalho é avaliar a acurácia vertical de modelos digitais de superfície, gerados a partir de um par estereoscópico de imagens IKONOS e respectivos coeficientes polinomiais racionais (RPC), e a acurácia posicional de ortoimagens geradas a partir dos modelos digitais de superfície com maior acurácia vertical. Os modelos digitais de superfície foram gerados com cinco diferentes combinações de pontos de controle: 9, 12, 15, 18 e 21. Cada modelo e ortoimagem foram avaliados através do erro médio quadrático, com base em 21 pontos de validação levantados em campo. A modelagem RPC apresentou maior acurácia em relação à de Toutin na geração dos modelos e ortoimagem, e ainda apresenta vantagens como possibilidade de geração de modelos relativos e menor dependência do uso de pontos de controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
TOMÁS, L. R.; ALMEIDA, C. M. de; OLIVEIRA, C. G. de; FONSECA, L. M. G. Análise Comparativa entre o Modelo Rigoroso e o Modelo de Função Polinomial na Determinação de Precisão Cartográfica de Ortoimagens e MDSs IKONOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2010. DOI: 10.14393/rbcv62n0-43712. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43712. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lívia Rodrigues Tomás, INPE - National Institute for Space Research

Division for Remote Sensing (DSR)

Cláudia Maria de Almeida, INPE - National Institute for Space Research

Division for Remote Sensing (DSR)

Cleber Gonzales de Oliveira, INPE - National Institute for Space Research

Division for Remote Sensing (DSR)

Leila Maria Garcia Fonseca, INPE - National Institute for Space Research

Division for Remote Sensing (DSR)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>