COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE CORREÇÃO TOPOGRÁFICA EM IMAGENS LANDSAT SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE ILUMINAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Distorções geométricas e radiométricas em imagens orbitais são comuns, especialmente em terrenos montanhosos. O sombreamento topográfi co difi culta a extração de informações a partir de imagens de satélite, limitando muitas vezes a análise multitemporal de fenômenos nestes locais. Nos últimos anos diversos métodos foram desenvolvidos para permitir a normalização topográfi ca de imagens orbitais e reduzir estes efeitos, baseados na modelagem do comportamento não-lambertiano da superfície. Este trabalho visou à avaliação destes métodos para a correção topográfica de imagens Landsat TM5 sob diferentes condições de iluminação, a partir de rotinas desenvolvidas em ambiente SIG/ArcGIS. Foram testados 6 algoritmos não-lambertianos de correção topográfi ca aplicados sobre 8 cenas TM/Landsat ortorretificadas. A iluminação solar sobre o terreno foi estimada a partir do Modelo Digital de Elevação (MDE/TOPODATA) e dos ângulos solares em cada período analisado. Os resultados indicaram que todos os métodos testados reduziram significativamente o efeito topográfi co nas imagens, com uma redução média de 78,6% no coeficiente de correlação entre a reflectância e o cosseno do ângulo de incidência solar, e de 10,4% no desvio padrão da refl ectância. Estatisticamente não foram observadas diferenças no desempenho entre os algoritmos, porém, visualmente os métodos Empírico Estatístico e Empírico Rotacional apresentaram desempenho sensivelmente superior, principalmente por não gerarem pixels com sobrecorreção. A implementação das rotinas de correção topográfi ca em SIG possibilitou automatizar a estimativa dos coeficientes empíricos de cada algoritmo, favorecendo a efi ciência e a redução no tempo de processamento. Destaca-se a importância da aplicação destas técnicas para uma melhor utilização dos dados de sensoriamento remoto em terrenos montanhosos.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").