CLASSIFICAÇÃO DE COBERTURA DA TERRA DE NOVA FRIBURGO-RJ UTILIZANDO DUAS ABORDAGENS: MINERAÇÃO DE DADOS E REDE HEURÍSTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo avaliar a classificação de cobertura da terra realizada por análise de imagens baseada em objeto (object-based image analysis - OBIA), utilizando duas diferentes abordagens na geração da rede semântica: i) por meio de mineração de dados, e ii) de forma heurística. Para isso, utilizaram-se descritores estatísticos e texturais extraídos de imagens ALOS/AVNIR fusionadas com imagens ALOS/PRISM e dados de relevo geomorfométricos do projeto TOPODATA. A área de estudo é o município de Nova Friburgo, com área de 933 km², localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. O índice Kappa alcançado na classificação baseada na mineração foi de 0,82, enquanto que este valor para a rede criada heuristicamente foi de 0,85. Considerando os índices alcançados, conclui-se que ambos os resultados apresentam excelente qualidade quanto à acurácia da classificação. O teste de hipótese entre os dois índices mostra, com nível de significância de 5%, que não há diferenças entre as duas classificações quanto à sua acurácia. Esses valores de Kappa são compatíveis aos obtidos em outras classificações de cobertura da terra que utilizaram OBIA, com número de classes e resolução espacial semelhantes.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").