CLASSIFICAÇÃO DE COBERTURA DA TERRA DE NOVA FRIBURGO-RJ UTILIZANDO DUAS ABORDAGENS: MINERAÇÃO DE DADOS E REDE HEURÍSTICA

Conteúdo do artigo principal

Cristiane Nunes Francisco
Cláudia Maria de Almeida

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a classificação de cobertura da terra realizada por análise de imagens baseada em objeto (object-based image analysis - OBIA), utilizando duas diferentes abordagens na geração da rede semântica: i) por meio de mineração de dados, e ii) de forma heurística. Para isso, utilizaram-se descritores estatísticos e texturais extraídos de imagens ALOS/AVNIR fusionadas com imagens ALOS/PRISM e dados de relevo geomorfométricos do projeto TOPODATA. A área de estudo é o município de Nova Friburgo, com área de 933  km², localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. O índice Kappa alcançado na classificação baseada na mineração foi de 0,82, enquanto que este valor para a rede criada heuristicamente foi de 0,85. Considerando os índices alcançados, conclui-se que ambos os resultados apresentam excelente qualidade quanto à acurácia da classificação. O teste de hipótese entre os dois índices mostra, com nível de significância de 5%, que não há diferenças entre as duas classificações quanto à sua acurácia. Esses valores de Kappa são compatíveis aos obtidos em outras classificações de cobertura da terra que utilizaram OBIA, com número de classes e resolução espacial semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FRANCISCO, C. N.; ALMEIDA, C. M. de. CLASSIFICAÇÃO DE COBERTURA DA TERRA DE NOVA FRIBURGO-RJ UTILIZANDO DUAS ABORDAGENS: MINERAÇÃO DE DADOS E REDE HEURÍSTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 6, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n6-43810. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43810. Acesso em: 7 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cristiane Nunes Francisco, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Cláudia Maria de Almeida, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)