TreeX (TREE EXTRACTOR) - UMA FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE DOSSEL FLORESTAL E CONTAGEM DE ÁRVORES A PARTIR DE DADOS LiDAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os meios mais utilizados para obter dados dendrométricos são os inventários e levantamentos de campo, mas desde 1993, sensores ópticos ativos, conhecidos como laserscanners, começaram a ser utilizados especificamente no meio florestal. A proposta deste artigo é que a utilização das abordagens de máximos locais e crescimento por regiões viabilizará as estimativas de parâmetros dendrométricos com dados obtidos via laserscanner aerotransportado compatíveis com o inventário florestal tradicional. Os objetivos estabelecidos foram detectar os pontos referentes aos topos das árvores através de máximos locais, modelar a área de copa a partir de crescimento de regiões e validar estas estimativas em relação à referência de campo, para três parâmetros: quantidade de árvores, altura total e área de copa, com RMSE máximo aceitável de 10%. A área de estudo é localizada no município de Igaratá/SP e possui 145,46ha de plantio de eucaliptos com 4 anos de idade. Foi utilizado o Optech ALTM 2050, com footprint de 0,25m, adquiridos através de um levantamento aéreo. Considerando todas as parcelas medidas em campo, obteve-se um percentual de acerto de 96,35% (RMSE de 6,35%) para quantidade de árvores; 97,50% (RMSE de 6,50%) para altura total e; 83,53% (RMSE de 24,79%) para área de copa. A partir da análise dos dados foi possível verificar que as estimativas apresentaram erros aceitáveis para a quantidade de árvores e altura total, porém apresentou superestimativa da área de copa, com erro acima do limite tolerável.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").