VALIDAÇÃO DE MODELO DIGITAL DE TERRENO EM ÁREA FLORESTAL COM RELEVO ONDULADO, GERADO A PARTIR DE DADOS LiDAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo considerou a hipótese de que o erro altimétrico do MDT obtido com LiDAR é compatível com a tolerância de 0,50 m em uma área florestal com relevo ondulado. O objetivo foi validar o MDT utilizando dados de campo como referência. A área de estudo é uma plantação de eucalipto para produção de celulose, localizada em Igaratá, São Paulo. O levantamento de campo teve como finalidade principal a obtenção de dados de referência para a validação do MDT, em quatro situações distintas: i) plana e sem cobertura florestal; ii) plana e com cobertura florestal; iii) com declividade e sem cobertura florestal e, iv) com declividade e com cobertura florestal. A Os erros posicionais obtidos foram 0,12 m nas coordenadas XY e 0,21 m na coordenada Y, satisfatórios para a validação desejada. Por meio de um levantamento aéreo foi obtida uma nuvem de pontos tridimensionais, os quais foram filtrados e classificados como terreno. Após isto, os pontos foram reamostrados em uma grade regular, utilizando interpolação linear. A validação foi realizada com perfis longitudinais, utilizando o RMSE (Root Mean Square Error) como uma medida estatística do erro. Na situação mais complexa (declividade e cobertura florestal), o RMSE foi 0,50 m. Isto é explicado pelos detalhes presentes no micro-relevo, como buracos, valas, galhos, troncos etc. A hipótese inicial foi aceita, ou seja, o MDT obtido com dados LiDAR apresenta erro altimétrico aceitável para produção cartográfica utilizada no planejamento florestal.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MACEDO, R. de C.; SANTOS, J. R. dos; SOARES, J. V. VALIDAÇÃO DE MODELO DIGITAL DE TERRENO EM ÁREA FLORESTAL COM RELEVO ONDULADO, GERADO A PARTIR DE DADOS LiDAR. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 4, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n4-43854. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43854. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").