MAPA DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO - UM ESTUDO DE CASO NA BACIA DE SANTOS, BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Devido ao forte potencial exploratório da Bacia de Santos, com novas descobertas feitas principalmente na região do pré-sal, os processos decorrentes da exploração, produção e transporte de óleo e seus derivados devem crescer. Esse crescimento pode aumentar os riscos de um derramamento de óleo. Assim, é necessário que medidas preventivas de proteção da zona costeira sejam tomadas, buscando evitar ou minimizar os impactos ocasionados pelo óleo. Os Mapas de Vulnerabilidade Ambiental ao Óleo são ferramentas importantes de gerenciamento da zona costeira, indicando as áreas mais vulneráveis a um derramamento de óleo. O mapa de vulnerabilidade é elaborado a partir da união de Cartas SAO e contornos de probabilidade de manchas de óleo, gerados através da modelagem numérica. Este trabalho apresenta uma proposta para elaboração de mapas de vulnerabilidade ambiental ao óleo no Brasil, utilizando o modelo tridimensional SIMAP, capaz de representar a mancha de óleo na superfície do mar, na linha de costa e na coluna d'água. Os resultados confirmam a necessidade de avançar na abordagem da sensibilidade da costa ao óleo, incorporando às Cartas SAO informações sobre a probabilidade das áreas serem atingidas e informações sobre a área da mancha que tem potencial tóxico à biota.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ROMERO, Ágata F.; RIEDEL, P. S.; MILANELLI, J. C. C.; LAMMARDO, A. C. da R. MAPA DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO - UM ESTUDO DE CASO NA BACIA DE SANTOS, BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 3, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n3-43742. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43742. Acesso em: 5 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").