MAPEAMENTO DA SENSIBILIDADE AMBIENTAL DO LITORAL DE UBATUBA-SP A VAZAMENTOS DE PETRÓLEO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O município de Ubatuba representa a região mais preservada e conservada de todo o litoral norte paulista, abrigando, 170 quilômetros de linha de costa, ecossistemas com alto índice de sensibilidade ao óleo. È representado por seis pequenas baías, em que foram classificados 76 segmentos de praias, 118 de litoral rochoso, 8 barras de rio e 4 estruturas artificiais, além de fragmentos de manguezal, planícies de maré, laguna e lagoas. Muitos destes ecossistemas se encontram em área protegida por unidades de conservação, com difícil acesso, e outros são importantes áreas de turismo e lazer. O litoral de Ubatuba foi dividido em três setores devido as diferenças fisiográficas e de ocupação. O mapeamento evidenciou a sensibilidade ambiental do setor norte do município, que abriga praias, manguezais, planícies de maré e litorais rochoso em locais de difícil acesso para a contenção e limpeza em caso de vazamentos. Os outros dois setores, sul e centro também apresentam elevada sensibilidade associada a índices mais altos de ocupação, principalmente a porção que corresponde ao centro do município. As cartas SAO apresentadas neste trabalho possuem caráter tático em um escala de 1:80.000 e representam importante fonte de informação da região devendo ser utilizadas em planos de emergência e contingências e representa um importante instrumento de gestão costeira para a uma região amplamente pressionada por atividades econômicas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FRANCA ROCHA, T. de C.; DIAS-BRITO, D.; MILANELLI, J. C. C. MAPEAMENTO DA SENSIBILIDADE AMBIENTAL DO LITORAL DE UBATUBA-SP A VAZAMENTOS DE PETRÓLEO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n1-43728. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43728. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").