AHP NA MODELAGEM DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DO MINI CORREDOR ECOLÓGICO SERRA DAS ONÇAS (BA)

Conteúdo do artigo principal

Valdirene Silva Brito Dias
Ardemírio de Barros da Silva

Resumo

A construção do mapa da vulnerabilidade ambiental do Mini Corredor Ecológico Serra das Onças (BA) foi baseada no Processo Hierárquico Analítico (AHP- Analytic Hierarchy Process). Os resultados forneceram subsídios para diagnósticos e planejamentos da área ambiental por meio de modelagem matemática com o uso do algoritmo AHP, desenvolvido por Saaty (1977). A área é delimitada como ligação (corredor) entre Unidades de Conservação do Litoral Sul da Bahia, mantendo o fl uxo e dispersão das espécies em proteção. Para a produção do mapa de vulnerabilidade ambiental com o uso do algoritmo AHP obteve-se pesos a partir da analise da paisagem, com as variáveis: Geologia, Solos, Declividade e Uso e Cobertura da Terra. Após aplicação de álgebra dos mapas em ambiente SIG obteve-se o mapa síntese com cinco classes de vulnerabilidade ambiental. Foi possível constatar que a área classiï¬ cada com maior expansão (37.07%) possui de Fraca Vulnerabilidade. áreas com Alta Vulnerabilidade ocupam 20.38%, concentrada na região nordeste, da área em estudo, localizada no município de Camamu (BA), onde se encontra um complexo sistema litorâneo com uma rede hidrográï¬ ca intensa e a presença exuberante de manguezais e restingas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DIAS, V. S. B.; SILVA, A. de B. da. AHP NA MODELAGEM DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DO MINI CORREDOR ECOLÓGICO SERRA DAS ONÇAS (BA). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 6, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n6-44719. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44719. Acesso em: 4 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Valdirene Silva Brito Dias, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Este artigo foi produzido a partir da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente.