AHP NA MODELAGEM DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DO MINI CORREDOR ECOLÓGICO SERRA DAS ONÇAS (BA)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A construção do mapa da vulnerabilidade ambiental do Mini Corredor Ecológico Serra das Onças (BA) foi baseada no Processo Hierárquico Analítico (AHP- Analytic Hierarchy Process). Os resultados forneceram subsídios para diagnósticos e planejamentos da área ambiental por meio de modelagem matemática com o uso do algoritmo AHP, desenvolvido por Saaty (1977). A área é delimitada como ligação (corredor) entre Unidades de Conservação do Litoral Sul da Bahia, mantendo o fl uxo e dispersão das espécies em proteção. Para a produção do mapa de vulnerabilidade ambiental com o uso do algoritmo AHP obteve-se pesos a partir da analise da paisagem, com as variáveis: Geologia, Solos, Declividade e Uso e Cobertura da Terra. Após aplicação de álgebra dos mapas em ambiente SIG obteve-se o mapa síntese com cinco classes de vulnerabilidade ambiental. Foi possível constatar que a área classiï¬ cada com maior expansão (37.07%) possui de Fraca Vulnerabilidade. áreas com Alta Vulnerabilidade ocupam 20.38%, concentrada na região nordeste, da área em estudo, localizada no município de Camamu (BA), onde se encontra um complexo sistema litorâneo com uma rede hidrográï¬ ca intensa e a presença exuberante de manguezais e restingas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DIAS, V. S. B.; SILVA, A. de B. da. AHP NA MODELAGEM DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DO MINI CORREDOR ECOLÓGICO SERRA DAS ONÇAS (BA). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 6, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n6-44719. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44719. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").