COMPARAÇÃO ENTRE TÉCNICAS DE CLASSIFICAÇÃO DIGITAL DE IMAGENS PARA DETECÇÃO DE MUDANÇAS DO USO E COBERTURA DA TERRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Para estudos sobre o uso e cobertura da terra são imprescindíveis análises espaciais e mapeamentos. Os resultados destes estudos são de grande utilidade para o conhecimento atualizado do desenvolvimento das atividades antrópicas no espaço e constituem importante ferramenta de planejamento e de orientação à tomada de decisão. A utilização das técnicas de sensoriamento remoto e de processamentos digitais de imagens têm se mostrado fundamentais para o diagnóstico e monitoramento dos processos de ocupação do espaço. Neste contexto, esse trabalho tem como objetivo experimentar técnicas de classificação digital de imagens de média resolução para detecção de mudanças do uso e cobertura da terra. Foram realizados três experimentos, com diferentes ferramentas de classificação, no primeiro foi utilizado o algoritmo MAXVER, de classificação pixel a pixel, do programa Spring, no segundo e terceiro foram aplicadas rotinas de classificação por região sendo, respectivamente, utilizados os programas Spring, com o algoritmo Battacharya e Envi, com o algoritmo K vizinho mais próximo. Concluiu-se que a melhor ferramenta para a finalidade desejada foi a rotina de classificação por região implementada no ENVI, pois esta apresentou melhor desempenho no processo de validação pelo índice Kappa. Com relação às mudanças no uso e cobertura, constatou-se no período de 1986 a 1995 um crescimento urbano significativo localizado a oeste do aglomerado urbano. No período seguinte, de 1995 a 2005, nota-se uma nova tendência de crescimento urbano, localizado a leste do aglomerado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FERREIRA, M. V.; RIEDEL, P. S.; MARQUES, M. L.; TINÓS, T. M. COMPARAÇÃO ENTRE TÉCNICAS DE CLASSIFICAÇÃO DIGITAL DE IMAGENS PARA DETECÇÃO DE MUDANÇAS DO USO E COBERTURA DA TERRA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 4, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n4-43696. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43696. Acesso em: 16 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").