ELABORAÇÃO DE SÍMBOLOS MILITARES PARA AMBIENTE DE VISUALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo materializa uma proposta metodológica para elaboração de símbolos militares, a serem empregados em um ambiente virtual de visualização tridimensional, baseados no Manual de Campanha C21-30 Abreviaturas, Símbolos e Convenções Cartográficas. Foram escolhidos 15 símbolos para criá-los em quatro versões: símbolos em 2D (o símbolo estampado), símbolos em 3D (símbolo com uma visão tridimensional), símbolos em 2D com textura (uma figura com o desenho do símbolo, chapada) e símbolos em 3D com textura (uma figura com o desenho do símbolo, inserida nas faces de um cubo). Os símbolos foram feitos isoladamente, antes de inseri-los no Sistema de Visualização Tridimensional - SVT, utilizando a biblioteca de programação OpenGL e o compilador Microsoft Visual C++, sendo testados quanto a eficiência de comunicação no ambiente de visualização tridimensional. Os testes foram elaborados com o intuito de identificar os símbolos, do ponto de vista prático, buscando o modelo que é mais atraente e eficiente na transmissão das informações, avaliando a percepção do usuário no SVT. Portanto, foi dividido em quatro partes: experiência do entrevistado em visualização 3D; eficiência do símbolo na escolha de melhor e pior símbolo; eficiência dos símbolos em conjunto na escolha da melhor e pior prancha e opinião pessoal sobre os aspectos gerais da visualização 3D. Sendo assim, aplicam-se critérios de percepção visual durante o processo de avaliação dos símbolos. Aplicado em profissionais da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e alunos do curso de graduação da Seção de Ensino de Engenharia Cartográfica do Instituto Militar de Engenharia (IME). Limitou-se ao meio militar porque se presume que este seja o grupo que tenha melhor conhecimento e domínio dos símbolos militares trabalhados, retirados do universo de algumas especializações (armas) tais como: Infantaria, Engenharia, Cavalaria, Comunicação e Material Bélico. O presente trabalho foi um passo inicial para o experimento e desenvolvimento de técnicas de elaboração e manipulação de símbolos tridimensionais com o SVT. É importante notar que a simples reprodução dos símbolos do Manual C21-30 do ambiente bidimensional para o tridimensional não ofereceu leituras satisfatórias, evidenciando a necessidade de investimento em soluções conceituais e/ou adaptações para sua transposição para esse novo ambiente.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DA SILVA, E. A.; MELLO, F. L. de; DA SILVA, L. F. C. . F. ELABORAÇÃO DE SÍMBOLOS MILITARES PARA AMBIENTE DE VISUALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n3-44894. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44894. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").