VULNERABILIDADE E GRAVIDADE AMBIENTAL DEVIDO A ACIDENTES COM TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE COMBUSTÍVEIS NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS - SP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os acidentes com Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos (TRPP) têm sido motivo de preocupação devido aos problemas que podem causar à população com respeito à segurança e à saúde e, sobremaneira ao meio ambiente, devido à vulnerabilidade ambiental de áreas, tais como cursos d'água, usos da terra e possibilidade de impactos pela infiltração de produtos perigosos no solo causando danos ao lençol freático. O município de Campinas por possuir um vasto parque industrial químico, localizar-se próximo a Refinaria de Paulínia e apresentar um intenso fluxo de veículos de transporte de cargas perigosas, principalmente combustíveis, na sua malha viária, potencializa, em caso de acidente, os danos à população e ao meio ambiente. Portanto este estudo tem como objetivo a utilização de um modelo conceitual para a identificação dos trechos críticos em função da gravidade e vulnerabilidade ambiental e populacional para combustíveis ao longo das rodovias no município de Campinas, implementado em Sistema de Informações Geográficas (SIG). A identificação de áreas críticas no sistema viário pode subsidiar decisões de mitigação do dano ambiental e escolha de rotas alternativas pelo uso de rodovias de menor risco pelos expedidores, transportadores e órgãos de fiscalização rodoviária.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/3.0/88x31.png)
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").