GESTÃO DE INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS PARA APOIAR O REORDENAMENTO FUNDIÁRIO NO ESPAÇO RURAL DE JOINVILLE/SANTA CATARINA/BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é, gerir informações geoespaciais para apoiar a elaboração de uma proposta de reordenamento fundiário numa área piloto localizada no espaço rural de Joinville, baseada na alteração do formato da propriedade. Para tanto, foi utilizado materiais cartográficos e dados do sensoriamento remoto integrados em Sistema de Informação Geográfica. A pesquisa foi dividida em 4 etapas essenciais: Aquisição, Estruturação e Integração dos dados geográficos, Modelagem, Aspectos norteadores e Simulação. Obteve-se os seguintes resultados: na "Delimitação das Unidades Espaciais Homogêneas" onde definiu-se uma area piloto, na qual obteve-se a vista a nível da propriedade, na "Caracterização físico-espacial da Área piloto" se obteve a condição atual e na "Proposta de Reordenamento fundiário" a adequação do formato das propriedades e previsão de novas infraestruturas. Conclui-se que, os métodos utilizados na gestão de dados geoespaciais para aplicação em atividades do planejamento regional e urbano traz como principal vantagem, a capacidade de integrar os dados geográficos das características locais e regionais ao considerar os aspectos sócio-econômicos, ecológicos e paisagísticos, capazes de promover o ordenamento equilibrado do território.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").