GESTÃO DE INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS PARA APOIAR O REORDENAMENTO FUNDIÁRIO NO ESPAÇO RURAL DE JOINVILLE/SANTA CATARINA/BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Mirtz Orige Oliveira
Tadeu de Souza Oliveira
Carlos Loch

Resumo

O objetivo deste artigo é, gerir informações geoespaciais para apoiar a elaboração de uma proposta de reordenamento fundiário numa área piloto localizada no espaço rural de Joinville, baseada na alteração do formato da propriedade. Para tanto, foi utilizado materiais cartográficos e dados do sensoriamento remoto integrados em Sistema de Informação Geográfica. A pesquisa foi dividida em 4 etapas essenciais: Aquisição, Estruturação e Integração dos dados geográficos, Modelagem, Aspectos norteadores e Simulação. Obteve-se os seguintes resultados: na "Delimitação das Unidades Espaciais Homogêneas" onde definiu-se uma area piloto, na qual obteve-se a vista a nível da propriedade, na "Caracterização físico-espacial da Área piloto" se obteve a condição atual e na "Proposta de Reordenamento fundiário" a adequação do formato das propriedades e previsão de novas infraestruturas. Conclui-se que, os métodos utilizados na gestão de dados geoespaciais para aplicação em atividades do planejamento regional e urbano traz como principal vantagem, a capacidade de integrar os dados geográficos das características locais e regionais ao considerar os aspectos sócio-econômicos, ecológicos e paisagísticos, capazes de promover o ordenamento equilibrado do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, M. O.; OLIVEIRA, T. de S.; LOCH, C. GESTÃO DE INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS PARA APOIAR O REORDENAMENTO FUNDIÁRIO NO ESPAÇO RURAL DE JOINVILLE/SANTA CATARINA/BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 2, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44664. Acesso em: 20 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mirtz Orige Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Mestrado em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial no Programa de Pós-Graduação do Curso de Engenharia Civil - UFSC (2011).

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>