Três Momentos Pedagógicos
uma proposta de sequência didática que envolve a utilização de paródias no ensino de Microbiologia
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64570Palavras-chave:
Três Momentos Pedagógicos , Ensino de Ciências, ParódiasResumo
De modo constante, evidencia-se que os alunos apresentam dificuldades durante as aulas de Ciências da Natureza, devido à abordagem de conteúdos complexos e que exigem maior capacidade de abstração. Dessa forma, deve-se utilizar metodologias, materiais e recursos didáticos que facilitem a compreensão dos assuntos por parte dos estudantes. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de construção e aplicação de uma sequência didática sobre as doenças causadas por vírus e bactérias. As atividades foram desenvolvidas com base na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e executadas em uma Escola Estadual localizada no Sul de Minas Gerais no contexto do Programa Residência Pedagógica. Após a problematização e a organização do conteúdo com diferentes abordagens, os alunos aplicaram o conhecimento adquirido por meio da escrita e apresentação de paródias. Notou-se que por meio de processos que possibilitaram o protagonismo dos alunos, foi possível aumentar o interesse pelas aulas, bem como potencializar o processo de construção do conhecimento.
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