Três Momentos Pedagógicos

uma proposta de sequência didática que envolve a utilização de paródias no ensino de Microbiologia

Autores

  • João Paulo Xavier de Freitas Universidade Federal de Itajubá
  • Ludmila Alves Universidade Federal de Itajubá https://orcid.org/0000-0002-0346-8130
  • Paloma Alinne Alves Rodrigues Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64570

Palavras-chave:

Três Momentos Pedagógicos , Ensino de Ciências, Paródias

Resumo

De modo constante, evidencia-se que os alunos apresentam dificuldades durante as aulas de Ciências da Natureza, devido à abordagem de conteúdos complexos e que exigem maior capacidade de abstração. Dessa forma, deve-se utilizar metodologias, materiais e recursos didáticos que facilitem a compreensão dos assuntos por parte dos estudantes. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de construção e aplicação de uma sequência didática sobre as doenças causadas por vírus e bactérias. As atividades foram desenvolvidas com base na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e executadas em uma Escola Estadual localizada no Sul de Minas Gerais no contexto do Programa Residência Pedagógica. Após a problematização e a organização do conteúdo com diferentes abordagens, os alunos aplicaram o conhecimento adquirido por meio da escrita e apresentação de paródias. Notou-se que por meio de processos que possibilitaram o protagonismo dos alunos, foi possível aumentar o interesse pelas aulas, bem como potencializar o processo de construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Xavier de Freitas, Universidade Federal de Itajubá

Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (2021). Foi bolsista Capes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2014-2015) . Foi integrante do Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) e do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP), ambos da UNIFEI (2018-2021). Participou do Programa Residência Pedagógica e do Projeto de Extensão Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências (2018-2019). Atuou como bolsista de iniciação científica no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da UNIFEI (2019)

Ludmila Alves, Universidade Federal de Itajubá

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (2016). Participou
voluntariamente no ano de 2017 do Grupo de Estudos e Atividades Interdisciplinares-GEAI, entre 2018 a 2019 foi integrante do Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) e no ano de 2020 participou voluntariamente do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP). Foi bolsista Capes no Programa Residência Pedagógica (2018 – 2020) e bolsista no projeto de extensão “Conversas Cruzadas” (2020).

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em licenciatura em Física pela pela Universidade Estadual Paulista
Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente (2010), mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (2012) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2017). Especialista em Educação Especial Inclusiva na Universidade Norte do Paraná (2016); Especialista em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Anhembi Morumbi (2014) e especialista em Design Instrucional pela Universidade Federal de
Itajubá (2012). Professora Adjunta I do Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), ministra disciplinas de Estágio, Estrutura e Funcionamento do Ensino, Introdução a Pesquisa em Ensino de Ciências e Tecnologias Educacionais. Tem experiência nas áreas de Educação, Educação Inclusiva, Formação de professores de Ciências, Ensino de Ciências, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância. Atuou como coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEI, como docente orientador voluntária do Programa Residência Pedagógica e como coordenadora Adjunta da UAB - UNIFEI. É coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) da UNIFEI, pesquisadora - membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).

Referências

ABE, R. S.; COSTA, P. C. F.; LUCAS, L. B. Aprendendo Sobre Vírus a Partir de uma Proposta de Atividades Baseada nos Três Momentos Pedagógicos e no Enfoque CTSA. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 20, n. 3, p. 260-266, 2019. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/6822. Acesso em: 01 fev. 2022.

BELOTTI, S. H. A.; FARIA, M. A. Relação professor/aluno. Saberes da Educação, v. 1, n. 1, p. 01-12, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

COSTA, S; LIMA, J. H. G; SIQUEIRA, A. P. P. A utilização de aulas práticas no ensino de Ciências: Um desafio para os professores. In: 2º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – SICT. 2, 2013, Santa Catarina. Anais. Santa Catarina, IFSC, 2013. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/1108. Acesso em: 05 fev. 2022.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1990.

FERREIRA, M. Como usar a música na sala de aula. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2008

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila

GALDINO, V. T. A música como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, v. 6, n. 2, p. 258-267, 2015.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, SP v.35, n.2, p. 57- 63, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jan. 2022.

GONÇALVES, M. E. S. Educomunicação ambiental: Construindo práticas acadêmicas e pedagógicas. EDaPECi, Sergipe, v. 17, ed. 3, p. 76 - 83, 2017.

MARQUES, M. C. P.; RIBEIRO, M. E. O.; GABRIEL, A. G. P.; CHAVES, S. S.; ZINELLI, M. R.; JESUS, M. Contribuições da Técnica de Ensino Brainstorming: Uma Experiência com Estudantes de uma Escola Estadual de Alta Floresta-MT. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, V. 11, N. 37, P. 318-328, 2017.

MASSABNI, V. G. Trabalho colaborativo entre licenciandos e professores: incentivo às práticas “autorais” considerando o Currículo Paulista. Educação: Teoria e Prática, v. 28, n. 58, 2018.

MOREIRA, C. G. L. Letramento digital: do conceito à prática. In: Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2, 2012, Uberlândia. Anais. Uberlândia: UFU, 2012. p. 1-15. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wpcontent/uploads/2014/06/volume_2_artigo_051.pdf. Acesso em: 03 fev. 2022.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D.. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro" Física". Ciência & Educação (Bauru), v. 20, p. 617-638, 2014.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.

SOARES, E. M. S.; SANTOS, A. S.; RELA, E. Práticas docentes mediadoras da aprendizagem: laboratório de informática e dispositivos móveis. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 61, p. 739-754, 2019.

VILELA, M. L.; SELLES, S. E.. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74999. Acesso em: 03 fev. 2022.

VOLKWEISS, A.; LIMA, V. M.; RAMOS, M. G.; FERRARO, J. L. S. Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades. Educação por Escrito, v. 10, n. 1, 2019.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Como Citar

XAVIER DE FREITAS, J. P.; ALVES, L.; ALINNE ALVES RODRIGUES, P. Três Momentos Pedagógicos: uma proposta de sequência didática que envolve a utilização de paródias no ensino de Microbiologia. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–15, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64570. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64570. Acesso em: 22 nov. 2024.