Feira de ciências e saberes: um olhar dos docentes para as contribuições da educação científica na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.57118Palavras-chave:
Divulgação científica. Educação básica. Formação cidadã. Prática docente.Resumo
Esse estudo investigou as contribuições de uma experiência de Feira de Ciências e Saberes para a educação científica na educação básica. Quatro professoras das áreas de Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, orientaram os trabalhos científicos exibidos na feira de ciências. As percepções dos docentes sobre as contribuições para a construção do conhecimento científico, foram investigadas por meio de um questionário e posteriormente empregou-se a Análise de Conteúdo. Três categorias emergiram da análise de conteúdo: Relações interpessoais; Material de apoio pedagógico; Aprendizagem e Construção do conhecimento. A Feira de Ciências e Saberes apresentou-se como uma prática pedagógica eficiente, ao possibilitar a integração teoria-prática dos conteúdos curriculares, além de aproximar os estudantes à busca e construção do conhecimento, e articulação de valores, como o trabalho coletivo e o respeito ao próximo, evidenciando o papel da Escola na difusão da cultura científica.
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