O Círculo de Cultura Freiriano como estratégia de produção do conhecimento para a formação de corpos conscientes nas aulas de Educação Física em uma escola da Amazônia paraense
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.77006Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Práticas Corporais, Corpo Consciente, Círculo de Cultura FreirianoResumo
O objetivo deste texto é apresentar e analisar as questões epistemológicas e o desenho metodológico do Círculo de Cultura Freiriano (CCF), bem como as significações que professoras e professores de Educação Física, que atuam em uma escola da Amazônia paraense, vêm produzindo sobre o CCF como estratégia de produção de conhecimento para a formação de corpos conscientes em suas aulas. A pesquisa, caracterizada como explicativa, contou com a participação de uma professora e dois professores de Educação Física que trabalham em uma escola da Amazônia paraense. Para a produção dos dados, utilizamos a entrevista dialógica freiriana; os dados produzidos foram submetidos à abordagem interpretativa da fala. Os resultados demonstram que, apesar de existir uma estrutura em etapas para a construção do CCF, essas etapas são interdependentes e devem ser construídas e reconstruídas ao longo do processo educativo. Além disso, o CCF, como estratégia de produção de conhecimento, favorece o diálogo, a escuta e a construção coletiva do conhecimento. Por fim, os resultados indicam que a educação para a formação de corpos conscientes é indissociável da formação humana, da leitura do mundo e da realidade e do uso consciente das práticas corporais.
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