O Círculo de Cultura Freiriano como estratégia de produção do conhecimento para a formação de corpos conscientes nas aulas de Educação Física em uma escola da Amazônia paraense

Autores

  • Mesaque Silva Correia Universidade Federal do Piauí Autor
  • Marcos Renan Freitas de Oliveira Universidade Estadual do Pará Autor
  • Carlos Nazareno Ferreira Borges Universidade Federal do Pará Autor https://orcid.org/0000-0002-1908-3315

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.77006

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Práticas Corporais, Corpo Consciente, Círculo de Cultura Freiriano

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar e analisar as questões epistemológicas e o desenho metodológico do Círculo de Cultura Freiriano (CCF), bem como as significações que professoras e professores de Educação Física, que atuam em uma escola da Amazônia paraense, vêm produzindo sobre o CCF como estratégia de produção de conhecimento para a formação de corpos conscientes em suas aulas. A pesquisa, caracterizada como explicativa, contou com a participação de uma professora e dois professores de Educação Física que trabalham em uma escola da Amazônia paraense. Para a produção dos dados, utilizamos a entrevista dialógica freiriana; os dados produzidos foram submetidos à abordagem interpretativa da fala. Os resultados demonstram que, apesar de existir uma estrutura em etapas para a construção do CCF, essas etapas são interdependentes e devem ser construídas e reconstruídas ao longo do processo educativo. Além disso, o CCF, como estratégia de produção de conhecimento, favorece o diálogo, a escuta e a construção coletiva do conhecimento. Por fim, os resultados indicam que a educação para a formação de corpos conscientes é indissociável da formação humana, da leitura do mundo e da realidade e do uso consciente das práticas corporais.

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Biografia do Autor

  • Mesaque Silva Correia, Universidade Federal do Piauí

    Sou Licenciado pleno em Educação Física (CEAP); Especialista em Educação Física Escolar (IBAESP); Mestre e Doutor em Educação Física (USJT). Possuo ainda graduação em Pedagogia (IESAP) e Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais (UNIFAP). Atualmente curso especialização em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade Estadual do Pará - UEPA e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará - (UFPA). Atuo como professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE). Atuo como co-orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu (PPGEF/USJT). Sou docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI/UNESP). Como professor e pesquisador volto minhas atenções para as investigações qualitativas e radicalmente qualitativas em Educação e Educação Física Escolar. Na área da Educação Física Escolar proponho que o objetivo da Educação Física na escola seja a Alfabetização Corporal dos sujeitos; assim como o desenvolvimento de práticas de alfabetização corporal por meio da Pedagogia do Corpo Consciente. Coordeno o Laboratório de Alfabetização Corporal - LAC/UFPI/CNPq); Participo da equipe de pesquisadores da Cátedra Paulo Freire da Amazônia; do Observatório do Corpo (OBCORPO/UFPI/CNPq); Assim como do Centro de Estudos Avançados em Educação e Educação Física (CAÊ/UFPA/CNPq) Sou estudioso do legado Freiriano.

  • Marcos Renan Freitas de Oliveira, Universidade Estadual do Pará

    Graduado em Licenciatura em Educação Física e Pedagogia. Especialista em Docência Universitária com Ênfase em Educação (2014), ambos pela UEPA. Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação - PPGED/UEPA (2015). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA) pela linha formação de professores, trabalho docente , teorias e práticas educacionais. Atualmente é Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Bragança. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física - CAÊ e do grupo de pesquisa RessignificaR: formação de professores e prática pedagógica em Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização do Trabalho Pedagógico, Produção do Conhecimento Científico e Políticas Educacionais.

  • Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará

    Possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990), Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Graduação Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2022); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; atuou como formador de agentes sociais do programa PELC do Governo Federal, por 14 anos. É Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (REBEFE/USP), Revisor da Revista Brasileira de Educação (RBE). É Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; Formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais. Gestão social 

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Publicado

2025-07-02

Como Citar

O Círculo de Cultura Freiriano como estratégia de produção do conhecimento para a formação de corpos conscientes nas aulas de Educação Física em uma escola da Amazônia paraense. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 1–24, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.2.77006. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/77006. Acesso em: 10 jul. 2025.

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