Visão de formadores de um curso de Licenciatura em Química sobre Prática enquanto Componente Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.67785

Palavras-chave:

Prática como Componente Curricular. Formação de professores. Teoria e prática. Prática pedagógica.

Resumo

A formação inicial de professores nos cursos de licenciatura é pauta recorrente, face às constantes mudanças nos cenários que envolvem professores, alunos e o processo ensino e aprendizagem. Nesse alinhamento, a Prática enquanto Componente Curricular representa a possibilidade de diálogo com a prática docente durante o curso de licenciatura. Este artigo é o recorte da dissertação de mestrado Profissional em Educação e tem como questão de pesquisa: quais as concepções a respeito da prática como componente curricular apontadas pelo coordenador e docentes formadores do curso de licenciatura em Química? E, o objetivo é: conhecer as concepções que o coordenador e os professores formadores, do curso de licenciatura em Química, do Instituto X, têm sobre a Prática como Componente Curricular. A investigação enquadra-se na abordagem de natureza qualitativa, foi desenvolvida pelos procedimentos do estudo de caso e a produção da empiria deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que a Prática enquanto Componente Curricular possibilita contato com: a prática educativa; o desenvolvimento de atividades docentes; a articulação entre teoria e prática; o compartilhamento de experiências; a reflexão crítica sobre a própria prática.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

SARTORI, J.; WOUTERS SILVA, E. Visão de formadores de um curso de Licenciatura em Química sobre Prática enquanto Componente Curricular. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–20, 2023. DOI: 10.14393/OT2023v25.n.1.67785. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/67785. Acesso em: 22 jul. 2024.