Ensino remoto e interdisciplinaridade

notas para (re)pensar o processo de escolarização no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60169

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica, Escolarização

Resumo

Este artigo está inserido no campo das implicações didático-pedagógicas do ensino remoto. O objetivo deste texto é apresentar as possibilidades para a interdisciplinaridade na escolarização de estudantes do ensino médio a partir da reflexão sobre uma prática pedagógica específica, em conexão com a percepção dos discentes a respeito do ensino remoto e da prática de ensino desenvolvida. Neste sentido, o texto resulta da análise de uma prática pedagógica interdisciplinar dos três autores deste texto, que atuam como docentes de Sociologia, Educação Física e Filosofia no ensino médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). Para a exposição e análise da prática pedagógica em si, exporemos o modo como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a EA-UFPA implantaram o ensino remoto. Em seguida, apresentaremos os meandros da proposta de ensino interdisciplinar desenvolvida com as seis turmas da 1ª série do ensino médio da EA-UFPA. Posteriormente, apresentaremos indicativos da percepção dos discentes a respeito do ensino remoto e da proposta integrada entre as três disciplinas. Por último, faremos algumas reflexões sobre as possibilidades e as virtudes do planejamento integrado e da interdisciplinaridade para a escolarização da juventude do ensino médio.

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Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, UFPA - Escola de Aplicação

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa "Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Atua como Revisor dos periódicos - Arquivos em Movimento (UFRJ), Interfaces da Educação (UEMS) e Educación Física y Deporte (EFYD). Tem experiência, estudos e pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas Educacionais; Educação Física Escolar; Práticas Corporais; Corpo e Educação e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física

Vergas Vitória Andrade da Silva , UFPA - Escola de Aplicação

Possui graduação (2003), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora da Educação Básica na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das emoções e sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, imaginário social; representações sociais e práticas culturais

Aline Brasiliense dos Santos Brito, UFPA - Escola de Aplicação

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2016). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2018). Professora efetiva da Escola de Aplicação da UFPA. Tem experiência na área de filosofia , atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia moderna, com ênfase em Kant, história da filosofia, psicanálise em suas relações com a filosofia. É atualmente coordenadora do clube de Leitura da Escola de Aplicação da UFPA.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

FURTADO, R. S.; DA SILVA, V. V. A.; BRITO, A. B. dos S. . Ensino remoto e interdisciplinaridade: notas para (re)pensar o processo de escolarização no ensino médio. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 709–727, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60169. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60169. Acesso em: 22 jul. 2024.