Ensino remoto e interdisciplinaridade
notas para (re)pensar o processo de escolarização no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60169Palavras-chave:
Ensino Remoto, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica, EscolarizaçãoResumo
Este artigo está inserido no campo das implicações didático-pedagógicas do ensino remoto. O objetivo deste texto é apresentar as possibilidades para a interdisciplinaridade na escolarização de estudantes do ensino médio a partir da reflexão sobre uma prática pedagógica específica, em conexão com a percepção dos discentes a respeito do ensino remoto e da prática de ensino desenvolvida. Neste sentido, o texto resulta da análise de uma prática pedagógica interdisciplinar dos três autores deste texto, que atuam como docentes de Sociologia, Educação Física e Filosofia no ensino médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). Para a exposição e análise da prática pedagógica em si, exporemos o modo como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a EA-UFPA implantaram o ensino remoto. Em seguida, apresentaremos os meandros da proposta de ensino interdisciplinar desenvolvida com as seis turmas da 1ª série do ensino médio da EA-UFPA. Posteriormente, apresentaremos indicativos da percepção dos discentes a respeito do ensino remoto e da proposta integrada entre as três disciplinas. Por último, faremos algumas reflexões sobre as possibilidades e as virtudes do planejamento integrado e da interdisciplinaridade para a escolarização da juventude do ensino médio.
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