O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO ESPAÇO FORMATIVO E DE CONSTRUÇÃO DO SABER ENSINAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.71343Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Estágio Supervisionado, Prática Pedagógica, Formação InicialResumo
O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre o processo de tornar-se docente no Estágio Supervisionado (ES). Adotamos a pesquisa qualitativa-narrativa e o memorial de formação a fim de provocar nos participantes o reencontro com sua(s) experiência(s) e vivência(s) no ES. O locus da investigação foi o curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí. Quatro discentes do curso de licenciatura regularmente matriculados no oitavo semestre, na disciplina de ES IV, participaram do estudo. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e foram classificados em quatro eixos temáticos: (1) Formação acadêmica e prática pedagógica: articulação possível; (2) ES e saberes docentes: saberes construídos; (3) O tornar-se docente no ES: experiências marcantes e (4) O ES e a prática pedagógica: encontros e desencontros. Os resultados da pesquisa evidenciam que os discentes concebem a relação entre formação acadêmica e ES como sendo um elemento fundante do saber ensinar e alegam que o desenvolvimento da prática pedagógica permite ressignificar o saber fazer. A formação acadêmica permite, ainda, o acesso à fundamentação teórica que orienta a refletir, construir e reconstruir conhecimentos e métodos de ensino necessários à atuação docente na regência de classe do ES.
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