O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO ESPAÇO FORMATIVO E DE CONSTRUÇÃO DO SABER ENSINAR

Autores

  • Mesaque Silva Correia Universidade Federal do Piauí
  • Bruna Gabriela Marques Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.71343

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Estágio Supervisionado, Prática Pedagógica, Formação Inicial

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre o processo de tornar-se docente no Estágio Supervisionado (ES). Adotamos a pesquisa qualitativa-narrativa e o memorial de formação a fim de provocar nos participantes o reencontro com sua(s) experiência(s) e vivência(s) no ES. O locus da investigação foi o curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí. Quatro discentes do curso de licenciatura regularmente matriculados no oitavo semestre, na disciplina de ES IV, participaram do estudo. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e foram classificados em quatro eixos temáticos: (1) Formação acadêmica e prática pedagógica: articulação possível; (2) ES e saberes docentes: saberes construídos; (3) O tornar-se docente no ES: experiências marcantes e (4) O ES e a prática pedagógica: encontros e desencontros. Os resultados da pesquisa evidenciam que os discentes concebem a relação entre formação acadêmica e ES como sendo um elemento fundante do saber ensinar e alegam que o desenvolvimento da prática pedagógica permite ressignificar o saber fazer. A formação acadêmica permite, ainda, o acesso à fundamentação teórica que orienta a refletir, construir e reconstruir conhecimentos e métodos de ensino necessários à atuação docente na regência de classe do ES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mesaque Silva Correia, Universidade Federal do Piauí

Sou Licenciado pleno em Educação Física (CEAP); Especialista em Educação Física Escolar (IBAESP); Mestre e Doutor em Educação Física (USJT). Possuo ainda graduação em Pedagogia (IESAP) e Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais (UNIFAP). Atualmente curso especialização em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade Estadual do Pará - UEPA e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará - (UFPA). Atuo como professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE). Ao longo dos anos tenho investido grande parte de minhas atividades em questões relacionadas a Educação do Corpo, Gênero, Diversidade e Sexualidade Humana. Milito pelo combate à discriminação das pessoas LGBTQIAP+ e a promoção de seus direitos no sentido da igualdade/diferença plena. Tenho-o feito no âmbito científico e acadêmico como professor/pesquisador, no âmbito cívico, enquanto ativista e influenciador da população LGBTQIAP+. Como professor e pesquisador volto minhas atenções para as investigações qualitativas e radicalmente qualitativas em Saúde, Estudos Sociais e Educação Física Escolar. No campo da Saúde os estudos que conduzo dirigem-se, especialmente para área de Saúde Coletiva, com ênfase em Educação Popular e Saúde Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: processos educativos, educação popular, educação popular em saúde, atenção primária à saúde, formação e atuação de professores para a atuarem na Educação Básica. Dedico-me ainda a investigar programas de intervenção pública em saúde para a população LGBTQIAP+, na perspectiva dos Ideários da Promoção em Saúde e na Educação para Autonomia. Na área da Educação Física Escolar propõe intervenções e projetos de investigação na área de formação e atuação de professores, assim como proponho o desenvolvimento de práticas corporais por meio de uma Pedagogia do Corpo Oprimido. O lócus dessas investigações tem sido as Instituições de Ensino públicas e privadas do Estado do Piauí. Coordeno o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Educação Física Escolar (GEPEEFE/UFPI/CNPq). Sou membro do Observatório do Corpo (OBCORPO/UFPI/CNPq). Sou estudioso do legado Freireano e Marxista.

Bruna Gabriela Marques, Universidade São Judas Tadeu

PESSOA FÍSICA Bruna Gabriela Marques MONITORAR NOME REMOVER INFORMAÇÕES EDITAR Processando...× ATUALIZAR LATTES COMPARTILHAR

Possui Doutorado, Mestrado (2012), Bacharelado (2009) e Licenciatura (2011) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-USJ. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Mestrado em Educação Física na USJ e pesquisadora do Instituto Anima. Na extensão coordena o Projeto Sênior para a Vida Ativa da USJ. Tem experiência na área de Educação física atuando, principalmente com envelhecimento, saúde pública, educação popular em saúde e Photovoice. Na pós-graduação atua nas linhas: Estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Física e Promoção e Prevenção em Saúde. Campos de Orientação: desenvolve estudos referentes à Educação Física, Educação, Envelhecimento e Pesquisas participativas e colaborativas. Docente colaboradora do Programa de Ciências do envelhecimento na linha: Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior (GREPES) que discute questões relacionadas a Educação Física para idosos e a Promoção da Saúde, bem como os conceitos de empowerment e autonomia relacionados à prática de atividades físicas.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou (org.). Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BETTI, Mauro. O que a semiótica inspira ao ensino da educação física. Discorpo, São Paulo, n. 3, p. 25-45, 1994.

BRACHT, Valter. Cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento? In: SOUZA JÚNIOR, M. Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-106.

BRACHT, Valter. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 4. ed. São Paulo: Unijuí, 2014.

BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal do jogo. 2. ed. São Paulo: Ícone, 2007.

BRITO, Claudio de Alcantara. O estágio supervisionado como campo de formação e construção do conhecimento. Curitiba: Editora CRV, 2006.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michel. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

CORREIA, Mesaque Silva. O estágio supervisionado como lugar de fala do licenciando em Educação Física: narrativas de aprendizagens. Teresina: EDUFPI, 2019.

DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. 7. ed. Campinas: Papirus, 2013.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; SILVA, Sidinei Pithan. Educação física crítica em perspectiva democrática e republicana. Movimento, Porto Alegre, v. 25, p. 1-13, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.95771.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FREITAS, Maria Teresa Menezes; FIORENTINI, Dario. As possibilidades formativas e investigativas da narrativa em educação matemática. Horizontes, Bragança Paulista, v. 25, n. 1, p. 63-71, jan./jun. 2007.

FURTADO, Renan Santos; MONTEIRO, Elaine Cristina Pinheiro. Educação Física no ensino remoto: contribuições e reflexões a partir do estágio supervisionado. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 16, n. 2, p. 249-274, 2023. DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.30.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2015.

HERMANNS, H. Narratives interview. In: FLICK, Uwe et al. (ed.). Handbuch qualitative sozialforschung. 2. ed. Munich: Psychologie Verlags Union, 1995. p. 182-185.

LIMA. Adão Martins. O estágio supervisionado e as possibilidades de construção dos saberes da prática. Teresina: EDUFPI, 2004.

MORA, Ana María Sánchez. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade discente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; GENDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Lázara Cristina; MIRANDA, Maria Irene (org.). Estágio supervisionado e prática de ensino: desafios e possibilidades. Araraquara: Junqueira & Marin; Belo Horizonte: FAPEMIG, 2008.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Como Citar

SILVA CORREIA, M.; GABRIELA MARQUES , B. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO ESPAÇO FORMATIVO E DE CONSTRUÇÃO DO SABER ENSINAR. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.71343. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/71343. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)