A HETEROGENEIDADE: UM TRABALHO PARA TODOS E CADA UM EM SALA DE AULA

Autores

  • Priscila Gervásio Teixeira ESEBA/UFU
  • Kellen Cristina Alves Bernardelli

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.170-196

Palavras-chave:

Heterogeneidade, Alfabetização, Diferenças.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de traçar uma reflexão sobre o trabalho com a heterogeneidade em sala de aula a partir dos estudos realizados pelo Grupo de Estudos da Alfabetização Inicial - GEAI formado por professores alfabetizadores da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA/UFU sobre o caderno 07 de formação do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, cujo tema central trata da Heterogeneidade - Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais - buscamos refletir os diferentes percursos e os direitos iguais da alfabetização para todos, num modelo de educação inclusiva, tendo como base o material citado, abordando a heterogeneidade de conhecimento dos alunos nas atividades em sala de aula. Assim, o artigo possibilitará discutir e analisar o processo de alfabetização e letramento na heterogeneidade, visando à igualdade de aprendizagem nas diferenças e garantindo os direitos de aprendizagem a todos. Portanto, é fundamental refletir sobre a questão da diversificação das atividades e das formas de agrupamentos dos alunos, assim como sobre o atendimento específico aos alunos que estejam com dificuldades em seu processo de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

TEIXEIRA, P. G.; BERNARDELLI, K. C. A. A HETEROGENEIDADE: UM TRABALHO PARA TODOS E CADA UM EM SALA DE AULA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 170–196, 2017. DOI: 10.14393/OT2016aXIII.n.25.170-196. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/28259. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)